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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Aspectos qualitativos e temporais da habilidade de escrever a mão em estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física: um estudo de caracterização
Other Titles: Qualitative and temporal aspects of the ability to write by hand in undergraduate students in physical education: a characterization study
metadata.dc.creator: Silva, Leidiany Gomes
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Cleverton José Farias de
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Lúcio Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Maia, Samia Darcila Barros
metadata.dc.description.resumo: A escrita é um elemento básico para comunicação universal. A escrita lenta e ou ilegível pode ser caracterizada como disgrafia, sendo um déficit no traçado gráfico e não possui ligação nenhuma com déficits neurológicos. Esta, se não tratada, pode influenciar negativamente a trajetória desenvolvimental do ser humano. Tem por objetivo esse estudo caracterizar a habilidade de escrever à mão de universitários do curso de Licenciatura em Educação Física. Participaram 100 estudantes de ambos os sexos biológicos, na faixa etária de 18 a 40 anos de idade, em uma Instituição de Ensino Superior da região Norte do Brasil. A seleção dos participantes foi aleatória e estratificada por períodos acadêmicos. Ultilizamos a Escala de Disgrafia de Lorenzini (EDL) e a avaliação detalhada da velocidade da escrita à mão (Detailed Assessment of Speed of Handwriting – DASH), que medem os aspectos qualitativo e temporal respectivamente. A análise de dados é descritiva com base em frequências absoluta e relativa de casos. Para determinar os valores estatísticos que melhor representarão a presente amostra, usamos teste de Kolmogorov-Smirnov e adotamos p≤ 0,05 com o valor de significância. Foi observado que os participantes, no aspecto qualitativo e temporal, não apresentaram indicativo de disgrafia e mostraram velocidade de escrita rápida, atendendo as classificações, houve itens na EDL que se destacou para futuras pesquisas científicas. Visto isso, com um olhar docente, para ampliação do conhecimento acadêmico e escolar, o presente estudo mostra que a habilidade motora fina em adultos é definido ao avanço educacional quando criança, apresentando características motoras individuais definitivas, passando uma escrita desenvolvida e rápida.
Abstract: Writing is a basic element for universal communication. Slow and/or illegible writing can be characterized as dysgraphia, being a deficit in graphic tracing and has no connection with neurological deficits. This, if left untreated, can negatively influence the developmental trajectory of human beings. The aim of this study is to characterize the handwriting ability of university students taking the Bachelor's degree in Physical Education. 100 students of both biological sexes participated, aged between 18 and 40 years old, at a Higher Education Institution in the North of Brazil. The selection of participants was random and stratified by academic periods. We use the Lorenzini Dysgraphia Scale (EDL) and the Detailed Assessment of Speed of Handwriting – DASH, which measure the qualitative and temporal aspects respectively. Data analysis is descriptive based on absolute and relative frequencies of cases. To determine the statistical values that will best represent the present sample, we used the Kolmogorov-Smirnov test and adopted p≤ 0.05 as the significance value. It was observed that the participants, in the qualitative and temporal aspect, did not show signs of dysgraphia and showed fast writing speed, given the classifications, there were items in the EDL that stood out for future scientific research. Given this, with a teaching perspective, to expand academic and school knowledge, the present study shows that fine motor skills in adults are defined by educational advancement as children, presenting definitive individual motor characteristics, resulting in developed and fast writing.
Keywords: Habilidade de manipulação
Habilidade motora fina
Desenvolvimento motor
Desempenho acadêmico
Disgrafia funcional
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS DA SAUDE: EDUCAÇÃO FÍSICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
metadata.dc.publisher.course: Educação Física - Licenciatura - Manaus
Citation: SILVA, Leidiany Gomes da. Aspectos qualitativos e temporais da habilidade de escrever a mão em estudantes do curso de licenciatura em educação física: um estudo de caracterização. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7787
metadata.dc.subject.controlado: Aprendizagem motora
Aprendizagem percepto-motora
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