Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7792
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Reflexões sobre a CTSA no ensino de Física na Educação Básica: perspectivas e desafios
metadata.dc.creator: Fonseca, Anna Júlia Guedes Cavalcante da
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Lúcio Fábio Pereira da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Simas, Aristeu Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Gómez Martínez, Silvina Paola
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Alyson Paulo dos
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho apresenta-se discussões sobre as perspectivas e desafios sobre a CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente) no ensino de Física. A pesquisa teve como objetivo discorrer sobre as origens da abordagem CTS (ciência, tecnologia e sociedade) e CTSA, sua implementação na educação básica, seu impacto na compreensão da Física, suas convergências com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e estratégias didáticas para a integração da CTSA. A partir de uma pesquisa documental direcionada na produção científica de artigos, anais, periódicos e livros. As análises dessas fontes nos permitiram refletir sobre diversos aspectos do assunto, incluindo que a formação de professores representa um dos maiores obstáculos para a implementação dessa abordagem. Como uma solução possível, propomos que os educadores tenham uma formação continuada. Para assim, promover o desenvolvimento de habilidades críticas nos estudantes e tornar as aulas mais motivantes.
Abstract: This work presents discussions on the perspectives and challenges regarding CTSA (science, technology, society and environment) in Physics teaching. The research had as objective to discuss the origins of the STS (science, technology and society) and CTSA approach, its implementation in basic education, its impact on understanding of Physics, its convergences with the BNCC (National Common Curricular Base) and teaching strategies for the integration of CTSA. Based on documentary research focused on the scientific production of articles, annals, periodicals and books. The analyses These sources allowed us to reflect on various aspects of the subject, including that teacher training represents one of the biggest obstacles to implementation of this approach. As a possible solution, we propose that educators have a continued training. In order to promote the development of critical skills students and make classes more motivating.
Keywords: Perspectiva CTSA
Estratégias Didáticas CTSA
Ensino de Física
Educação Básica
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Itacoatiara
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7792
metadata.dc.subject.controlado: Física - Experiências
Física - Estudo e ensino
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AnnaJuliaCavalcante319,4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.