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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Breaking, performances sociais: da origem do Hip Hop à sua presença em Manaus, Amazonas
metadata.dc.creator: Lima, Fábio Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Vieira, José Maria Trajano
metadata.dc.contributor.referee1: Bernardes, Victor Lino
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Josenildo Santos de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho constitui-se numa investigação Etnográfica/Antropológica Urbana, na cidade de Manaus – capital do Estado do Amazonas. Analisou-se acerca da experiência estético-social de dançarinos de break pertencentes a uma das organizações representativas dessa mesma dança do Movimento Hip Hop em Manaus, no bairro do Coroado e na Escola Municipal Antisthenes de Oliveira Pinto, no bairro Alfredo Nascimento. À partir disso, buscou-se compreender a relação existente entre a dança e a expressividade dos elementos artísticos, b’boys e b’girls, com ênfase na dança break, tratou-se de descrever e/ou compreender a constituição de uma estética vivida no cotidiano por determinados indivíduos. Por meio da dança break e da vivência expressiva do estilo, os breaker‟s manauara parecem criar uma intensa convivialidade, um modo de ser, estar junto, dinâmico, conflitivo, lúdico, ritualizado, performático que se apresenta nos momentos mais expressivos da prática coletiva da dança, ou seja, eventos e treinos de break. Para a realização deste trabalho, empregou-se a metodologia qualitativa, entrevista, uma abordagem etnográfica e observação participante, para poder acontecer uma aproximação com os envolvidos através da dança e a interpretação das performances dos sujeitos estudados.
Abstract: Este trabajo es una investigación Etnográfica/Antropológica Urbana en la ciudad de Manaus - capital del Estado de Amazonas. Analizó la experiencia estético-social de bailarines de break pertenecientes a una de las organizaciones representativas de esta danza en el Movimiento Hip Hop en Manaus, en el barrio Coroado y en la Escuela Municipal Antisthenes de Oliveira Pinto, en el barrio Alfredo Nascimento. A partir de esto, buscamos entender la relación entre la danza y la expresividad de los elementos artísticos, b'boys y b'girls, con énfasis en el break dance, para describir y/o comprender la constitución de una estética vivida en la vida cotidiana por ciertos individuos. A través del break dance y de la vivencia expresiva del estilo, los breakers de Manauara parecen crear una convivencia intensa, una forma de ser dinámica, conflictiva, lúdica, ritualizada, performativa, de estar juntos, que se presenta en los momentos más expresivos de la práctica colectiva del baile, es decir, en los eventos y entrenamientos de break dance. Para llevar a cabo este trabajo, se utilizó metodología cualitativa, entrevistas, aproximación etnográfica y observación participante, con el fin de acercarse a los implicados a través de la danza y la interpretación de las performances de los sujetos estudiados.
Keywords: Break
Performance
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Antropologia - Bacharelado - Benjamin Constant
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7795
metadata.dc.subject.controlado: Hip-hop (Cultura popular)
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