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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Novo Ensino Médio e seus impactos para a formação dos estudantes da tríplice fronteira amazônica
metadata.dc.creator: Nascimento, Maeliane dos Anjos do
metadata.dc.contributor.advisor1: Cruz, Maria Simone Ribeiro da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Bráulio, Oderlene Bindá
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Antônia Rodrigues da
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi analisar a natureza, o contexto, conteúdo e finalidades do Novo Ensino Médio-NEM e seus impactos para a formação dos estudantes da tríplice fronteira amazônica. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, que se apoia na revisão bibliográfica e na pesquisa de campo. O método/enfoque teórico metodológico adotado foi a fenomenologia, cujas leis e princípios nos ajudam a desvelar o verdadeiro sentido do fenômeno que se pretende pesquisar. O ponto de partida para a análise foi a Lei 13.415, de 22 de fevereiro de 2017, que estabeleceu mudanças na estrutura, organização e finalidade desta fase da escolarização. Também utilizamos como base teórica as concepções de Silva E Jakimiu (2022), Frigotto E Ramos (2016), Cruz (2018, 2020, 2022), Reis E Rodrigues (2023), Silva (2022), Minayo (2002), dentre outros. Constatou-se que as bases ideológicas que sustentam o Novo Ensino Médio estão pautadas em interesses de grupos sociais hegemônicos. A investigação revelou também que os estudantes não possuem um referencial teórico-metodológico consistente sobre o Novo Ensino Médio e como ele afetará suas vidas. Finalmente, evidenciou-se que o Novo Ensino Médio, da forma como está organizado, coloca em risco o futuro formativo dos estudantes da tríplice fronteira amazônica.
Abstract: El objetivo de este trabajo de Conclusión de Curso (TCC) es analizar la naturaleza, el contexto, el contenido y las finalidades del Nuevo Idioma Medio-NEM y sus impactos para la formación de dos estudiantes del triple frente amazónico. Trata-se de un estudio de abordaje cualitativo, que se apoia na revisão bibliográfica e na pesquisa de campo. O referencial teórico metodológico adotado foi a fenomenología, cujas leis e princípios nos ayudan a desvelar el verdadeiro sentido do fenômeno que se pretende pesquisar. El punto de partida para analizar la Ley 13.415, de 22 de febrero de 2017, que estableció cambios en la estructura, organización y finalidad de esta fase de escolarización. Também utilizamos como base teórica as concepções de SILVA E JAKIMIU (2022), FRIGOTTO E RAMOS (2016), CRUZ (2028, 2020, 2022), REIS E RODRIGUES (2023), SILVA (2022), MINAYO (2002), entre otros . Constatou-se que as bases ideológicas que sustentan el Novo Ensino Médio estão pautadas em interesses de grupos sociales hegemónicos. A investigação revelou também que os estudantes não possuem um referencial teórico-metodológico consistente sobre el Novo Ensino Médio y como ele afetará sus vidas. Finalmente, se evidencia que el Novo Ensino Médio, da forma como está organizado, coloca en riesgo el futuro formativo de dos estudiantes de la triple frontera amazónica.
Keywords: Educação
Novo ensino médio
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7799
metadata.dc.subject.controlado: Estudantes do ensino médio
Professores de ensino médio
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