Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7802
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Estágio Curricular Supervisionado: um relato de experiência |
Other Titles: | Supervised Curricular Internship: An experience report |
metadata.dc.creator: | Nogueira, Ana Maria Rodrigues |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Streit, Inês Amanda |
metadata.dc.contributor.referee1: | Amorim, Ida de Fátima de Castro |
metadata.dc.contributor.referee2: | Leão, Daurimar Pinheiro |
metadata.dc.description.resumo: | O Estágio Curricular Supervisionado é uma etapa obrigatória para conclusão do curso nas Instituições de Ensino Superior. Muitas vezes o Estágio é o primeiro e único contato que muitos alunos da graduação terão com a realidade de suas profissões. O presente estudo é um relato de experiência e tem como objetivo geral apresentar e refletir sobre os aprendizados obtidos. O relato foi baseado nas vivências obtidas durante período de seis meses em três escolas da rede pública de ensino básico da cidade de Manaus, Amazonas. Foi possível constatar de modo geral que, apesar de a Educação Física Escolar, os avanços conquistados nos últimos anos, existem problemas básicos que não podem ser ignorados como a falta de materiais e espaço inadequado para prática. Estes fatores interferem no aprendizado tanto para o futuro professor quanto para as crianças e adolescentes das escolas. |
Abstract: | The Supervised Curricular Internship is a mandatory step to obtain a degree in Higher Education Institutions. The internship is often the first and only contact that many undergraduate students will have with the reality of their professions. The present study is an experience report, and its general objective is to present and reflect on the lessons learned. The report was based on experiences obtained over a period of six months in three public schools in the city of Manaus, Amazonas. It was possible to conclude that, although School Physical Education has made great advances in recent years, there are basic problems that cannot be ignored, such as the lack of materials and inadequate space for practice. These factors interfere with learning both for the future teacher and for children and adolescents in schools. |
Keywords: | Educação Estágio Educação física escolar |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia |
metadata.dc.publisher.course: | Educação Física - Licenciatura - Manaus |
Citation: | NOGUEIRA, Ana Maria Rodrigues. Estágio curricular supervisionado: um relato de experiência. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Amazonas, 2023 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7802 |
metadata.dc.subject.controlado: | Programas de estágio Professores de educação física - Estudo e ensino (Estágio) |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências da Saúde |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_AnaMariaNogueira | 550,59 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.