Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7804
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Uso de aplicativos como ferramenta pedagógica nas aulas de educação física escolar: uma revisão integrativa
metadata.dc.creator: Vieira, Pedro Henrique da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Cleverton José Farias de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Almeida, Thiago da Cruz de
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Rafael Martins da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Samara Feitosa Gomes
metadata.dc.description.resumo: No contexto contemporâneo, caracterizado pelo uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) em diversas áreas da vida cotidiana, principalmente no âmbito educacional. Este estudo tem como objetivo investigar como a utilização de aplicativos podem auxiliar nas aulas de Educação Física Escolar, a partir de uma revisão integrativa da literatura. As bases de dados selecionadas foram: Scielo, Scopus, Lilacs e periódicos CAPES. Os principais resultados enfatizam a importância da inclusão de aplicativos e recursos tecnológicos nas aulas de Educação Física, destacando sua relevância e impacto no ambiente escolar. Em relação à prática pedagógica, os aplicativos são ferramentas que podem motivar os alunos nas aulas e aproximar os conteúdos da vida cotidiana oferecendo uma alternativa valiosa para o ensino teórico e prático nas aulas de Educação Física. No que se refere a formação dos professores, é preocupante que muitos deles não se sintam prontos para lidar com tecnologias digitais, mesmo sabendo que elas são importantes para o processo de ensino-aprendizagem. Ressalta que as políticas pública devem está mais atreladas e seguir de acordo com a Lei Nº 14.533/2023 da Política Nacional de Educação Digital (PNED), sendo fundamental o investimento em dispositivos como computadores, tablets, TVs e internet de boa qualidade para suprir a necessidade dos alunos e professores.
Abstract: In the contemporary context, characterized by the use of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) in various areas of everyday life, mainly in the educational sphere. This study aims to investigate how the use of applications can help in School Physical Education classes, based on an integrative literature review. The databases selected were: Scielo, Scopus, Lilacs and CAPES journals. The main results emphasize the importance of including technological applications and resources in Physical Education classes, highlighting their relevance and impact on the school environment. In relation to pedagogical practice, applications are tools that can motivate students in classes and bring content closer to everyday life, offering a valuable alternative for theoretical and practical teaching in Physical Education classes. Not that it refers to teacher training, it is worrying that many of them do not feel ready to deal with digital technologies, even though they know that they are important to the process of teaching-learning. It emphasizes that public policies must be more closely linked and follow the agreement with Law No. 14,533/2023 of the National Digital Education Policy (PNED), with investment in devices such as computers, tablets, TVs and good quality internet being essential to supply the needs of students and teachers.
Keywords: Educação
Tecnologia
Formação
Políticas Públicas
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
metadata.dc.publisher.course: Educação Física - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7804
metadata.dc.subject.controlado: Educação física - Formação
Professores de educação física - Metodologia
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PedroHenriqueVieira318,92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.