Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7805
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Análise e caracterização dos públicos de interesse e potencial do streamer Casimiro Miguel |
metadata.dc.creator: | Santos, Bruna Suelem Inacio dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Luiz Antonio Santana da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lira, Aline Ferreira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Carvalho, Célia Maria da Silva |
metadata.dc.description.resumo: | Este estudo tem como objetivo caracterizar os públicos do streamer e influenciador Casimiro Miguel, visando destacar e fortalecer sua marca. O enfoque principal está na interatividade e no envolvimento dos usuários tanto dentro quanto fora da plataforma, assim como sua influência e impacto na comunidade virtual. Para embasar o conceito de cultura online e ciberespaço, foram utilizados autores renomados como base teórica, incluindo Sherry Turkle, Howard Rheingold, Pierry Lévy e Michael Solomon. A abordagem teórica incorpora elementos como a escrita, coleta de dados, verificação e ética, resultando em cenários que vão além da plataforma de streaming e alcançam um público amplo. Além disso, o estudo explora o impacto da interatividade na Twitch e como isso molda a narrativa audiovisual dentro desta plataforma. Através da análise dos públicos que consomem conteúdos do Casimiro Miguel, este trabalho busca fornecer insights valiosos sobre o papel das Relações Públicas em uma plataforma de streaming como a Twitch e como essas estratégias podem ser aplicadas por outros criadores de conteúdo que buscam destaque e sucesso na comunidade dos jogos online. |
Abstract: | This study aims to characterize the audiences of streamer and influencer Casimiro Miguel, in order to highlight and strengthen his brand. The main focus is on the interactivity and involvement of users both on and off the platform, as well as their influence and impact on the virtual community. To underpin the concept of online culture and cyberspace, renowned authors were used as a theoretical basis, including Sherry Turkle, Howard Rheingold, Pierry Lévy and Michael Solomon. The theoretical approach incorporates elements such as writing, data collection, verification and ethics, resulting in scenarios that go beyond the streaming platform and reach a wide audience. In addition, the study explores the impact of interactivity on Twitch and how this shapes audiovisual storytelling within this platform. By analyzing the audiences that consume Casimiro Miguel's content, this work seeks to provide valuable insights into the role of Public Relations on a streaming platform like Twitch and how these strategies can be applied by other content creators seeking prominence and success in the online gaming community. |
Keywords: | Casemiro Miguel Plataforma Twitch Comunidade virtual Relações Públicas |
metadata.dc.subject.cnpq: | COMUNICAÇÃO SOCIAL: RELAÇÕES PÚBLICAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FIC - Faculdade de Informação e Comunicação |
metadata.dc.publisher.course: | Comunicação Social – Relações Públicas - Bacharelado - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7805 |
metadata.dc.subject.controlado: | Relações públicas - Pesquisa Plataforma aberta da Web Comunidades virtuais |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_BrunaSantos | 1,64 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.