Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7808
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Representações sobre violência na escola: um olhar antropológico a respeito da violência em duas escolas do município de Tabatinga-AM |
Other Titles: | Representations about violence at school: An anthropological look at violence in two schools in the city of Tabatinga-AM |
metadata.dc.creator: | Broetto, João Victor Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Rodrigues, Gilse Elisa |
metadata.dc.contributor.referee1: | Viera , José Maria Trajano |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Daniel Cerdeira de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Negreiros, Ismael da Silva |
metadata.dc.description.resumo: | A violência nas escolas é um problema que engloba os mais diferentes níveis da instituição escolar, em tabatinga este assunto está atravessado pela violência de fronteira, e a condição extra muros que afeta diretamente a forma como os alunos constroem percepções acerca do assunto. Através desta pesquisa buscamos desenvolver uma análise a respeito das violências existentes no ambiente escolar, a partir destes dados aprofundamos alguns aspectos que consideramos mais significativos para refletir sobre a violência na escola e desenvolver minha monografia de conclusão de curso. Propomos este estudo com o intuito de compreender melhor as percepções desses jovens sobre as violências no ambiente escolar, verificando as questões que se desenvolvem a partir dessas percepções sobre o tema. O trabalho foi desenvolvido utilizando a técnica de observação participante durante o período de um ano, entre 2022 e 2023, com alunos de duas escolas de ensino médio da cidade de Tabatinga-AM, Escola Estadual Conceição Xavier de Alencar (GM3) e Centro Educacional de Tempo Integral Joao Carlos Pereira dos Santos (Ceti). Através deste trabalho buscamos compreender como as violências povoam o imaginário social dos alunos e por vezes o que os leva a reproduzir mesmo que inconscientemente, as violências à que são submetidos, seja a violência disciplinar e simbólica das próprias instituições de ensino, ou a violência extra muros, essa, que povoa o imaginário desses jovens, e se reproduz no ambiente escolar através de simbologias que são adotadas e reproduzidas pelos mesmos. |
Abstract: | Violence in schools is a problem that encompasses the most different levels of the school institution, in Tabatinga the topic of school violence is crossed by border violence, and the extra walls condition directly affects the way in which students construct perceptions about the subject. Through this research we sought to develop an analysis regarding the violence that exists in the school environment. Using this data, we delve deeper into some aspects that we consider most significant to reflect on violence at school and develop my course completion monograph. We propose this study with the aim of better understanding the perceptions of these young people about violence in the school environment, verifying the questions that develop from these perceptions on the topic. The work was developed using the participant observation technique over a period of one year, between 2022 and 2023, with students from two high schools in the city of Tabatinga-AM, Escola Estadual Conceição Xavier de Alencar (GM3) and Centro Educacional de tempo integral Joao Carlos Pereira dos Santos (CETI). Through this work we seek to understand how violence populates the social imagination of students and sometimes what leads them to reproduce, even if unconsciously, the violence to which they are subjected, be it disciplinary and symbolic violence from educational institutions themselves, or extra violence walls, which populate the imagination of these young people, and are reproduced in the school environment through symbols that are adopted and reproduced by them. |
Keywords: | Escola Violência Tríplice Fronteira, Brasil,Colômbia,Peru Representações |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) |
metadata.dc.publisher.course: | Antropologia - Bacharelado - Benjamin Constant |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7808 |
metadata.dc.subject.controlado: | Violência na escola Vandalismo na escola |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_JoaoVictorBroetto | 1,56 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.