Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7809
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O campo de experiência corpo, gestos e movimento e a Educação Física no projeto "Eba! vamos brincar": uma análise a partir da sociologia da infância e da educação infantil |
metadata.dc.creator: | Abreu, Isis Gama |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Otani, Carlos Masashi |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cavalcanti , Vinícius |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Geovanna de Paula Martins de |
metadata.dc.description.resumo: | O presente estudo tem como objetivo de analisar como o campo de experiência “Corpo, gestos e movimentos” e a Educação Física estão inseridos no projeto “Eba! Vamos brincar”, a partir da Sociologia da Infância e da Educação Infantil. O projeto da Caravana da Educação Infantil, foi desenvolvido pela Prefeitura de Manaus em conjunto com os 21 professores que compõe a Caravana, com o intuito de facilitar o ensino remoto tanto para os professores quanto para os alunos durante a pandemia. Trata-se de um estudo de campo, baseado na análise de conteúdo das aulas do “Eba! Vamos brincar” realizadas via YouTube, uma plataforma digital de compartilhamento de vídeos. Através da análise das informações, foi possível elaborar duas categorias. A primeira delas é “Características dos vídeos do “Eba! Vamos brincar”, que reflete sobre as aulas, baseados em autores da Educação Física na Educação Infantil. A segunda é “Corpo, gestos e movimentos nas aulas do projeto “Eba! Vamos brincar”, que evidencia como o campo de experiência foi explorado durante as aulas, a partir da Sociologia da Infância. Como resultado e conclusão, conseguimos compreender a importância deste projeto para o desenvolvimento pleno da criança, reconhecendo-as como sujeito ativo na sociedade, como agentes sociais e não apenas como seres passivos e dependentes. |
Abstract: | This study aims to analyze how the field of experience "Body, gestures and movements" and Physical Education are included in the "Eba! Vamos Brincar" project, based on the sociology of childhood and early childhood education. The Early Childhood Education Caravan project was developed by Manaus City Hall in conjunction with the 21 teachers who make up the Caravan, with the aim of facilitating remote teaching for both teachers and students during the pandemic. This is a field study, based on content analysis of the "Eba! Vamos brincar" classes held via YouTube, a digital video-sharing platform. By analyzing the information, it was possible to draw up two categories. The first is "Characteristics of the "Eba! Vamos Brincar", which reflects on the classes, based on authors of Physical Education in Early Childhood Education. The second is "Body, gestures and movements in the "Eba! Vamos brincar", which shows how the field of experience was explored during the classes, based on the Sociology of Childhood. As a result and conclusion, we were able to understand the importance of this project for the full development of children, recognizing them as active subjects in society, as social agents and not just as passive and dependent beings. |
Keywords: | Educação Infantil Educação Física Sociologia da Infância Caravana da Educação Infantil |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia |
metadata.dc.publisher.course: | Educação Física - Licenciatura - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7809 |
metadata.dc.subject.controlado: | Educação física para crianças Educação pelo movimento Aprendizagem percepto-motora |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_IsisGamaAbreu.pdf.pdf | 419,33 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.