Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7809
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O campo de experiência corpo, gestos e movimento e a Educação Física no projeto "Eba! vamos brincar": uma análise a partir da sociologia da infância e da educação infantil
metadata.dc.creator: Abreu, Isis Gama
metadata.dc.contributor.advisor1: Otani, Carlos Masashi
metadata.dc.contributor.referee1: Cavalcanti , Vinícius
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Geovanna de Paula Martins de
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como objetivo de analisar como o campo de experiência “Corpo, gestos e movimentos” e a Educação Física estão inseridos no projeto “Eba! Vamos brincar”, a partir da Sociologia da Infância e da Educação Infantil. O projeto da Caravana da Educação Infantil, foi desenvolvido pela Prefeitura de Manaus em conjunto com os 21 professores que compõe a Caravana, com o intuito de facilitar o ensino remoto tanto para os professores quanto para os alunos durante a pandemia. Trata-se de um estudo de campo, baseado na análise de conteúdo das aulas do “Eba! Vamos brincar” realizadas via YouTube, uma plataforma digital de compartilhamento de vídeos. Através da análise das informações, foi possível elaborar duas categorias. A primeira delas é “Características dos vídeos do “Eba! Vamos brincar”, que reflete sobre as aulas, baseados em autores da Educação Física na Educação Infantil. A segunda é “Corpo, gestos e movimentos nas aulas do projeto “Eba! Vamos brincar”, que evidencia como o campo de experiência foi explorado durante as aulas, a partir da Sociologia da Infância. Como resultado e conclusão, conseguimos compreender a importância deste projeto para o desenvolvimento pleno da criança, reconhecendo-as como sujeito ativo na sociedade, como agentes sociais e não apenas como seres passivos e dependentes.
Abstract: This study aims to analyze how the field of experience "Body, gestures and movements" and Physical Education are included in the "Eba! Vamos Brincar" project, based on the sociology of childhood and early childhood education. The Early Childhood Education Caravan project was developed by Manaus City Hall in conjunction with the 21 teachers who make up the Caravan, with the aim of facilitating remote teaching for both teachers and students during the pandemic. This is a field study, based on content analysis of the "Eba! Vamos brincar" classes held via YouTube, a digital video-sharing platform. By analyzing the information, it was possible to draw up two categories. The first is "Characteristics of the "Eba! Vamos Brincar", which reflects on the classes, based on authors of Physical Education in Early Childhood Education. The second is "Body, gestures and movements in the "Eba! Vamos brincar", which shows how the field of experience was explored during the classes, based on the Sociology of Childhood. As a result and conclusion, we were able to understand the importance of this project for the full development of children, recognizing them as active subjects in society, as social agents and not just as passive and dependent beings.
Keywords: Educação Infantil
Educação Física
Sociologia da Infância
Caravana da Educação Infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
metadata.dc.publisher.course: Educação Física - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7809
metadata.dc.subject.controlado: Educação física para crianças
Educação pelo movimento
Aprendizagem percepto-motora
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_IsisGamaAbreu.pdf.pdf419,33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.