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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7820
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Estudo etnobotânico de plantas medicinais utilizadas por estudantes indígenas da Comunidade Umariaçu II, Tabatinga, Amazonas |
metadata.dc.creator: | Santos, Igor Tourinho dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Coutinho, Taciana de Carvalho |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Vandreza Souza dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lopes, Leide Maria Leão |
metadata.dc.description.resumo: | As plantas medicinais utilizadas nas comunidades são datadas desde a existência de seus primeiros moradores. Considerando que, estes conhecimentos precisam ser preservados, evitando assim a perda destes conhecimentos adquiridos de geração a geração. O objetivo geral deste trabalho foi realizar um estudo etnobotânico das plantas medicinais utilizadas por estudantes indígenas da comunidade Umariaçú II do Município de Tabatinga, Amazonas. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi de cunho qualitativo, pois consiste em uma coleta de dados. Os resultados foram obtidos a partir da aplicação de um questionário com perguntas abertas aos alunos, tendo como foco o levantamento das plantas medicinais utilizadas em suas casas e, observar a valorização da medicina caseira. Nos resultados obtidos, destacou-se a utilização das folhas para fins medicinais como (82%) citados pelos alunos na preparação de chá, em seguida o caule com (13%), acompanhado do fruto (3%) e semente (2%). Quanto aos saberes tradicionais citados na pesquisa prevalece que o conhecimento é passado de geração a geração. Quanto ao uso dessas plantas para o tratamento de doenças foram: problemas do sistema digestório (36%) e respiratório (21%), principalmente. A espécie M. Officinalis (erva cidreira) destacou-se com 32% das citações de concordância de uso, diante das outras ervas utilizadas na comunidade. Os alunos da escola utilizam plantas medicinais no seu cotidiano, demonstrando conhecimento sobre seus usos terapêuticos, o chá como fonte de medicina popular em casa. Desta forma considera-se o papel da educação importante, principalmente quanto aos conhecimentos tradicionais nas comunidades indígenas e para que essa educação seja implementada se faz necessário políticas públicas voltadas para a construção de currículos que efetivamente possibilitem uma educação diferenciada e inclusiva sobre as plantas medicinais, Palavras-chave: Plantas Medicinais, Conhecimento local, Etnobotânica, Uso tradicional, Estudante indígena. |
Abstract: | The medicinal plants used in the comunities date back to the existence of their first residents. Whereas, this knowledge needs to be preserved, thus avoiding the loss of this knowledge acquired from generation to generation. The general objective of this work was to carry out an ethnobotanical study of the medicinal plants used by indigenous students of the Umariaçú II community in the Municipality of Tabatinga, Amazonas. The methodology used in this research was qualitative, as it consists of data collection. The results were obtained from the application of a questionnaire with open questions to the students, focusing on the survey of the medicinal plants used in their homes and observing the appreciation of home medicine. In the results obtained, the use of the leaves for medicinal purposes was highlighted, as (82%) mentioned by the students in the preparation of tea, followed by the stem with (13%), accompanied by fruit (3%) and seed (2%). As for the traditional knowledge mentioned in the research, it prevails that knowledge is passed from generation to generation. As for the use of these plants for the treatment of diseases, they were: digestive system problems (36%) and respiratory system problems (21%), mainly. The species M. officinalis (lemon balm) stood out with 32% of the citations of agreement of use, compared to the other herbs used in the community. The school's students use medicinal plants in their daily lives, demonstrating knowledge about their therapeutic uses, Tea as a source of folk medicine at home. In this way, the role of education is considered important, especially regarding traditional knowledge in indigenous communities, and for this education to be implemented, it is necessary to have public policies aimed at the construction of curricula that effectively enable a differentiated and inclusive education about medicinal plants. Keywords: Medicinal Plants, Local Knowledge, Ethnobotany, Traditional Use, Student |
Keywords: | Plantas Medicinais Conhecimento local Estudante indígena Etnobotânica Uso tradicional |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) |
metadata.dc.publisher.course: | Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Benjamin Constant |
Citation: | SANTOS, Igor Tourinho dos. Estudo etnobotânico de plantas medicinais utilizadas por estudantes indígenas da Comunidade Umariaçú II, Tabatinga, Amazonas. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas, Benjamin Constant, 2023. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7820 |
metadata.dc.subject.controlado: | Plantas medicinais - Uso terapêutico Ervas - Uso terapêutico Relação humano-planta Estudantes indígenas |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas |
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