Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7821
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Práticas e vivencias dos estágios supervisionado na gestão, na educação infantil e nos anos iniciais dos ensino fundamental em duas escolas públicas de Juruá/ AM
metadata.dc.creator: Lima, Mário Bezerra de
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Rafael Bel Prestes da
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Laura Almeida
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem por objetivos descrever e analisar as experiências obtidas ao longo das fases de estágio que compõem a trajetória do curso de Pedagogia, relacionando essas vivências com as reflexões presentes no memorial de formação. Refletir sobre o desenvolvimento pessoal e profissional durante as etapas de formação, com base no memorial de formação. Analisar as experiências pratica vivenciada durante as fases de estágio do curso de pedagogia e suas contribuições para a formação docente. Relacionar as experiências de estágio com as teoria e reflexões desenvolvida ao longo do curso de pedagogia. Referente à Educação Infantil o estagiário é envolvido em um ambiente lúdico e dinâmico em educação infantil, onde todas as atividades oferecem oportunidades de descoberta e aprendizado. Em seus registros, destacam-se a importância de entender as características de cada criança e reconhecem que o brincar é a principal linguagem pela qual os pequenos expressam seus sentimentos e constroem seus conhecimentos. É enfatizado o fato de que os educadores devem desempenhar o papel de mediadores, criando um ambiente favorável que incentive a curiosidade e fomente o desenvolvimento social e emocional. Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental essas experiências mostram a importância de uma abordagem pedagógica que valorize a criatividade e a expressão individual. No Estágio de Gestão da Educação foca-se na importância de estabelecer vínculos fortes entre a escola e a família, cultivados com respeito e empatia. E todas essas aprendizagens foram possíveis através de observações registros diretos com o ambiente escolar e de todos as pessoas envolvidas nesse cenário. Fica evidentemente comprovado que os estágios supervisionados são fundamentais para proporcionar ricas aprendizagens aos futuros docentes que de certa forma se reconstruirão, se inovarão, se aprimorarão, a partir de cada experiência vivida nos estágios, para que cada conhecimento aprendido seja de fato aplicado na prática deste profissional de forma eficiente.
Abstract: This work aims to describe and analyze the experiences obtained throughout the internship phases that make up the trajectory of the Pedagogy course, relating these experiences with the reflections present in the training memorial. Reflect on personal and professional development during the stages of training, based on the training memorial. To analyze the practical experiences lived during the internship phases of the pedagogy course and its contributions to teacher training. Relate the internship experiences with the theories and reflections developed throughout the pedagogy course. Regarding Early Childhood Education, the intern is involved in a playful and dynamic environment in early childhood education, where all activities offer opportunities for discovery and learning. In their records, the importance of understanding the characteristics of each child is highlighted and they recognize that playing is the main language through which the little ones express their feelings and build their knowledge. The fact that educators must play the role of mediators, creating a favorable environment that encourages curiosity and fosters social and emotional development is emphasized. In the Early Years of Elementary School, these experiences show the importance of a pedagogical approach that values creativity and individual expression. In the Education Management Internship focuses on the importance of establishing strong bonds between school and family, cultivated with respect and empathy. And all these learnings were possible through direct observations with the school environment and all the people involved in this scenario. It is evidently proven that supervised internships are fundamental to provide rich learning to future teachers who in a certain way will rebuild, innovate, improve themselves, from each experience lived in the internships, so that each knowledge learned is in fact applied in the practice of this professional efficiently.
Keywords: Educação
Ensino
Aprendizagem
Education
Teaching
Apprenticeship
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Juruá/AM
Citation: LIMA, Mário Bezerra de. Práticas e vivencias dos estágios supervisionado na gestão, na educação infantil e nos anos iniciais dos ensino fundamental em duas escolas públicas de Juruá/ AM. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7821
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MárioLima.pdf294,5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.