Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7822
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Memorial formativo e artístico: narrativas de uma professora de artes visuais em Parintins
metadata.dc.creator: Brito, Emily Pontes
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Fernanda Priscila Alves da
metadata.dc.contributor.referee1: Suzuki, Clarissa Lopes
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Lydia Keila Ribeiro dos
metadata.dc.description.resumo: Compreendendo a arte e suas variadas formas, entre elas a música, dança, teatro e artes visuais como meio de aprendizagem e área de conhecimento, a presente pesquisa tem como objetivo apresentar quais são as contribuições da arte para o ensino da educação infantil. A pergunta norteadora deste estudo será: Qual a contribuição da arte para o ensino na educação? O trabalho em questão justifica-se uma vez que as linguagens artísticas constituem elementos que despertam e expressam sentimentos, sentidos, imaginação e criação, no entanto, a sociedade tem compreendido este campo apenas como entretenimento e lazer. Neste sentido, a presente pesquisa objetiva pesquisar sobre o papel das artes visuais na formação dos sujeitos históricos, desde a infância até a vida adulta. Em termos teórico-metodológicos partimos de uma abordagem biográfica no contexto da formação de professores, ao situar percursos epistemológicos da pesquisa com história de vida ou narrativas de formação. Serão considerados eixos de escrita neste estudo: primeiro, a construção de um memorial formativo da autora em um movimento auto (biográfico), no sentido de olhar sobre si, olhar sobre nós, segundo, um processo de reflexão crítica acerca da trajetória de vida, sobretudo, a partir do encontro entre arte e educação, as vivências e experiência pessoais e coletiva com a arte.
Abstract: Understanding art and its various forms, including music, dance, theater andvisual arts as a means of learning and area of knowledge, the presentresearch aims to present what are the contributions of art to theteaching of early childhood education. The guiding question of this study will be: Which thecontribution of art to education? The work in question is justifiedsince artistic languages are elements that awaken andexpress feelings, senses, imagination and creation, however, society hasunderstood this field only as entertainment and leisure. In this sense, athis research aims to research the role of visual arts in the formation ofhistorical subjects, from childhood to adulthood. In theoretical termsmethodological we start from a biographical approach in the context of the formation ofteachers, by situating epistemological paths of research with life history orformation narratives. Will be considered writing axes in this study: first, .the construction of a formative memorial of the author in a self movement(biographical), in the sense of looking at oneself, looking at us, second, a process ofcritical reflection on the trajectory of life, especially from the encounter between artand education, personal and collective experiences and experience with art.
Keywords: Narrativa autobiográfica
Artes
Ensino-aprendizagem
Autobiographical narrative
Arts
Teaching-learning
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Artes Visuais - Licenciatura - Parintins
Citation: BRITO, Emily Pontes. Memorial formativo e artístico: narrativas de uma professora de artes visuais em Parintins. 2024. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas, Parintins, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7822
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EmilyBrito.pdf3,86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.