Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7824
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | Preconceito linguístico e as variações linguísticas no contexto escolar: estudo de caso em uma escola de ensino fundamental no município de Parintins/AM |
metadata.dc.creator: | Pontes, Amanda da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Simas, Hellen Cristina Picanço |
metadata.dc.contributor.referee1: | Soares, Maria das Graças Pereira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Adriano Clayton da |
metadata.dc.contributor.referee3: | Lopes, Elias Gonzales |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a questão do preconceito linguístico, variação linguística e qual a percepção e preocupação que o professor de Língua Portuguesa e os alunos de Ensino Fundamental de uma escola pública do Município de Parintins/AM possuem em relação ao assunto em questão. Tal inquietação surgiu ao notar-se que, no ensino da disciplina de Língua Portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental, o enfoque principal é o ensino tradicionalista, desprezando-se, assim, as variedades linguísticas do português. A partir desse fato surgiu a pergunta que deu norte a essa pesquisa: Os docentes que lecionam a matéria de Língua Portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental tratam do preconceito linguístico, mostrando a norma patrão e variedades linguísticas? Para responder a esta questão, realizou-se pesquisa de campo, utilizando dos instrumentos de coleta de dados: observação, roda de conversa e entrevista. O resultado da pesquisa aponta que não há por parte dos professores preocupação em fazer a desconstrução do preconceito linguístico e, assim, explicar suas várias facetas, nem dão visibilidade as inúmeras variações linguísticas do país. |
Abstract: | The present work aims to analyze the issue of linguistic prejudice, linguistic variation and what is the perception and concern that the Portuguese language teacher and elementary school students of a public school in the city of Parintins/AM have in relation to the subject in question. . This concern arose when noticing that in the teaching of Portuguese in the early years of elementary school, the focus is on traditionalist teaching, a factor that centralizes normative grammar, that is, that treats grammar as the only correct form, thus disregarding the other linguistic varieties, which will later result in linguistic prejudice in relation to the other varieties, since before the standard norm they are classified as wrong. From this fact arose the question that guided this research: The teachers who teach the Portuguese language subject in the early years of elementary school, are bringing up from the early grades the fact that linguistic prejudice exists and making the proper placement between standard norm and linguistic varieties? To arrive at a concrete answer, field research methods were used, of a qualitative nature, via observation, conversation wheel and interview. The result of the research was as expected, since little is said about the subject in schools, thus proving that there is no concern on the part of teachers to deconstruct linguistic prejudice and thus explain its various facets and give visibility to the innumerable linguistic variations from all four corners of the country. |
Keywords: | Preconceito linguístico Escola Norma padrão Variações linguísticas Professor Aluno |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Parintins |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7824 |
metadata.dc.subject.controlado: | Dialetos urbanos - Parintins Linguagem e línguas - Variação |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_AmandaPontes.pdf | 308,34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.