Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7836
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Os estágios supervisionados: uma etapa de construção da práxis docente no munícipio de Juruá/AM |
metadata.dc.creator: | Souza, Izamara Ferreira de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Estumano, Rayanne Mesquita |
metadata.dc.contributor.referee1: | Carvalho, Flávio Paes Barreto de |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho tem como objetivo abordar a trajetória formativa e as práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo do curso de Pedagogia ofertando pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM, no município de Juruá-Am, com o foco nos estágios executados em educação infantil, anos iniciais e gestão da educação, onde foram realizados na escola municipal Nossa Senhora de Nazaré, zona rural do município. O estudo, orientado por aspectos reflexivos e críticos, buscando relacionar às teorias aprendidas na formação acadêmica, voltadas as experiências vivenciadas no contexto educacional, destacando as habilidades adquiridas e os desafios enfrentados. O primeiro estágio, realizado na educação infantil possibilitou a participação e observação em uma atuação direta no desenvolvimento integral das crianças, considerando aspectos cognitivo, sociais e efetivos. Enfatizando a importância de uma prática pedagógica que respeite as particularidades das crianças que promova um ambiente de aprendizagem lúdico inclusivo. No segundo estágio dos anos iniciais do ensino fundamental, contribuiu para o aprimoramento das estratégias de educação voltadas a alfabetização e ao letramento. A partir das atividades executadas, fazendo refletir sobre o papel do educador na construção de conhecimentos e no incentivo dos pensamentos críticos dos estudantes. No terceiro estágio em gestão da educação focou a investigação do funcionamento administrativo e pedagógico da escola. Nessa etapa foi essencial para entender a importância da gestão democrática e participativa, bem como o papel da liderança na promoção de um ambiente educacional, que buscou valorizar a formação contínua dos profissionais e a participação da comunidade escolar. Por fim o memorial descritivo apresento minha trajetória pessoal e acadêmica da autora, evidenciando a transformação da minha identidade profissional e as contribuições que o curso de Pedagogia trouxe para minha atuação como pedagoga. Destacando os desafios superados e as conquistadas alcançadas no período do curso, ressaltando a importância da formação teórica e a prática na sintaxe de prática pedagógica que alicerçar e consciente. |
Abstract: | This Course Conclusion Work aims to address the training trajectory and pedagogical practices developed throughout the Pedagogy course offered by the Federal University of Amazonas-UFAM, in the municipality of Jurua-Am, focusing on internships carried out in early childhood education, years initial education and management, which were carried out at the Nossa Senhora de Nazaré municipal school, in a rural area of the municipality. The study, guided by reflective and critical aspects, seeks to relate the theories learned in academic training, focusing on experiences in the educational context, highlighting the skills acquired and the challenges faced. The first stage, carried out in early childhood education, enabled participation and observation in direct action in the integral development of children, considering cognitive, social and effective aspects. Emphasizing the importance of a pedagogical practice that respects children's particularities and promotes an inclusive and playful learning environment. In the second stage of the initial years of elementary school, it contributed to the improvement of education strategies aimed at literacy and literacy. Based on the activities carried out, reflect on the role of the educator in building knowledge and encouraging students' critical thinking. In the third stage of education and management , the focus was to investigate the administrative and pedagogical functioning of the school. At this stage, it was essential to understand the importance of democratic and participatory management, as well as the role of leadership in promoting an educational environment, which seeks to value the continuous training of professionals and the participation of the school community. And finally, the descriptive memorial that presents the author's personal and academic trajectory, highlighting the transformation of my professional identity and the contributions that the Pedagogy course brought to my work as a pedagogue. Highlighting the challenges overcome and the achievements achieved during the course period, highlighting the importance of theoretical and practical training in the syntax of pedagogical practice that is based on awareness. |
Keywords: | Educação Estágio supervisionado Aprendizagem Práticas pedagógicas Education Supervised internship Learning Pedagogical practices |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Juruá/AM |
Citation: | SOUZA, Izamara Ferreira de. Os estágios supervisionados: uma etapa de construção da práxis docente no município de Juruá/AM. 2024. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Juruá, 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7836 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_ IzamaraSouza.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.