Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7839
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Memórias, emoções e sentimentos: os processos cognitivos sob a perspectiva do professor no desenvolvimento da aprendizagem
Other Titles: Memories, emotions and feelings: cognitive processes from the teacher's perspective in the development of learning
metadata.dc.creator: Oliveira, Kellen Vitória Costa de
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Thaiany Guedes da
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Márcio de
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Wagner Paiva
metadata.dc.description.resumo: Trata-se de uma investigação científica, com objetivo em identificar e analisar a influência dos processos cognitivos da memória, emoção e sentimento no desenvolvimento da aprendizagem de crianças-vítimas de violência sexual em uma escola pública do município de Manaus no Estado do Amazonas. A discussão desta temática deve-se a seguinte problemática: qual é a participação dos processos cognitivos da memória, emoção e sentimento durante o desenvolvimento da aprendizagem de crianças-vítimas de violência sexual no contexto escolar do município de Manaus? Para responder ao questionamento, adotamos os seguintes objetivos específicos: a) compreender o desenvolvimento dos processos cognitivos da memória, emoção e sentimento recorrendo à literatura dos campos da psicologia cognitiva e da neurociência cognitiva; b) Investigar e interpretar como os professores veem a relação entre memória, emoção e sentimento no desenvolvimento da aprendizagem das crianças-vítimas de violência sexual no ensino fundamental I; c) Refletir as implicações dos processos cognitivos estudados no desenvolvimento da aprendizagem das crianças-vítimas de violência sexual. Para atingi-los, recorremos à literatura da Neurociência e Psicologia Cognitiva, sendo desta de ordem teórica, bibliográfica e de campo. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório. Ano após ano, o índice de denúncias referentes às violências aumenta na sociedade. Muitos desses casos são descobertos durante a presença do estudante no campo escolar, e embora seja um espaço de luta e de transmissão dos saberes, ainda há uma certa relutância da comunidade, e ao mesmo tempo, um desejo por mudanças sobre este debate tão sensível, e cada vez mais presente na vida de nossas crianças.
Abstract: This is a scientific investigation, with the objective of identifying and analyzing the influence of the cognitive processes of memory, emotion and feeling on the learning development of child victims of sexual violence in a public school in the city of Manaus in the State of Amazonas. The discussion of this theme is due to the following problem: what is the participation of the cognitive processes of memory, emotion and feeling during the learning development of child victims of sexual violence in the school context of the city of Manaus? To answer the question, we adopted the following specific objectives: a) understand the development of the cognitive processes of memory, emotion and feeling using literature from the fields of cognitive psychology and cognitive neuroscience; b) Investigate and interpret how teachers see the relationship between memory, emotion and feeling in the learning development of children who are victims of sexual violence in elementary school I; c) Reflect the implications of the cognitive processes studied in the learning development of child victims of sexual violence. To achieve them, we turned to the literature of Neuroscience and Cognitive Psychology, which is theoretical, bibliographic and field-based. This is a qualitative, descriptive and exploratory study. Year after year, the rate of reports of violence increases in society. Many of these cases are discovered during the student's presence in the school field, and although it is a space for struggle and transmission of knowledge, there is still a certain reluctance on the part of the community, and at the same time, a desire for changes in this very sensitive debate, and increasingly present in the lives of our children.
Keywords: Anos Iniciais
Aprendizagem
Emoção
Manaus
Memória
Early years
Learning
Emotion
Memory
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
Citation: OLIVEIRA, Kellen Vitória Costa de. Memórias, emoções e sentimentos: os processos cognitivos sob a perspectiva do professor no desenvolvimento da aprendizagem. 2023. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7839
metadata.dc.contributor.grupo-pesquisa: LADEM - Laboratório de Formação de Professores para o Desenvolvimento Metacognitivo-Crítico
metadata.dc.subject.controlado: Rendimento escolar - Aspectos psicológicos
Educação infantil - Finalidades e objetivos
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_KellenOliveira.pdf9,29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.