Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7840
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | Práticas docentes e a aquisição das habilidades de leitura e escrita em uma escola do campo no município de Barreirinha (AM) |
Other Titles: | Teaching practices and the acquisition of reading and writing skills in a rural school in the municipality of Barreirinha (AM) |
metadata.dc.creator: | Matos, José Cláudio Glória de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Vasconcelos, Maria Eliane de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vasconcelos, Corina Fátima Costa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Azevedo, Railce de Souza de |
metadata.dc.description.resumo: | Este estudo teve como objetivo geral analisar de que forma os docentes da escola do campo estão ensinando os estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental a desenvolver as habilidades de leitura e escrita. Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos específicos: 1 – Verificar as práticas docentes desenvolvidas na sala de aula para o ensino da leitura e escrita dos estudantes da escola do campo; 2 - Identificar os métodos utilizados pelo professor no processo de aprendizagem dos estudantes do 1º e 2º ano referente à leitura e a escrita; 3 – Apresentar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes em relação à aquisição das habilidades de leitura e escrita. A pesquisa incluiu uma revisão bibliográfica sobre práticas docentes na escola do campo e a aquisição da leitura e da escrita, assim como uma pesquisa de campo, utilizando-se como instrumento de coleta de dados a observação e a entrevista semiestruturada. A entrevista foi realizada com uma professora da escola do campo. Foi adotada uma abordagem qualitativa para valorizar experiências e obter dados mais abrangentes. Os resultados indicam desafios, como a necessidade de adaptar os materiais didáticos ao contexto da escola do campo e a importância de um acompanhamento contínuo do progresso individual de cada aluno para garantir um desenvolvimento pleno dessas competências. Esses achados destacam a importância da abordagem pedagógica multidimensional por adequar-se ao ambiente rural e respeitar suas peculiaridades, promovendo o acesso equitativo e de qualidade à educação. |
Abstract: | This study aimed to analyze how teachers in rural schools are instructing 1st and 2nd-grade elementary students in developing reading and writing skills. To achieve this, the following specific objectives were outlined: 1 - Examine teaching practices in the classroom for the instruction of reading and writing to rural school students; 2 - Identify the methods employed by teachers in the learning process of 1st and 2nd-grade students regarding reading and writing; 3 - Present the difficulties faced by students in acquiring reading and writing skills. The research included a literature review on teaching practices in rural schools and the acquisition of reading and writing, as well as field research using observation and semi-structured interviews as data collection instruments. The interview was conducted with a teacher from the rural school. A qualitative approach was adopted to value experiences and obtain more comprehensive data. The results indicate challenges, such as the need to adapt teaching materials to the rural school context and the importance of continuous monitoring of each student's individual progress to ensure the full development of these skills. These findings underscore the importance of a multidimensional pedagogical approach that adapts to the rural environment and respects its peculiarities, promoting equitable and quality access to education. |
Keywords: | Práticas docentes Escola do campo Leitura Escrita Ensino fundamental Teaching practices Reading Elementary education Writing Rural school |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Parintins |
Citation: | MATOS, José Cláudio Glória de. Práticas docentes e a aquisição das habilidades de leitura e escrita em uma escola do campo no município de Barreirinha (AM). 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Parintins, 2023. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7840 |
metadata.dc.subject.controlado: | Leitura - Desenvolvimento Leitura (Ensino fundamental) Professores alfabetizadores Professores de educação rural |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_JoséMatos.pdf | 490,85 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.