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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Maturidade da dimensão "modelo de negócios" em uma indústria termoplástica com vistas à transformação digital na indústria 4.0
metadata.dc.creator: Luz, Marcus Vinicius Oliveira da
metadata.dc.contributor.advisor1: Santiago, Sandro Breval
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira Júnior, Aristides da Rocha
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira Júnior , Manoel Carlos de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho avalia a maturidade da dimensão do modelo de negócios em uma indústria termoplástica, com vistas à transformação digital na indústria 4.0. Para isso, foi realizada uma análise bibliográfica para se obter informações sobre a dimensão do modelo de negócios em uma indústria termoplástica e os desafios para desenvolver modelos de negócios que diferenciem seus produtos, além da maturidade desse modelo de negócios para acompanhar a transformação digital na indústria 4.0. Além disso, o trabalho considerou a teoria e o contexto de estudos de casos reportados na literatura e utilizou o estudo de caso como método de pesquisa. Extraíram-se dados a partir do Sistema Pimm 4.0, o que permitiu avaliar a maturidade da dimensão do modelo de negócios. os resultados sugerem que o modelo de negócio na indústria investigada deve ser aperfeiçoado por meio do desenvolvimento e aprimoramento dos produtos para acompanhar a velocidade com que ocorre a transformação digital. Ao final desta investigação, foi possível constatar que a indústria termoplástica enfrenta desafios para desenvolver modelos de negócios únicos que consigam diferenciar seus produtos.
Abstract: This work assesses the maturity of the business model dimension in a thermoplastic industry, with a view to digital transformation in industry 4.0. For this, a bibliographic analysis was performed to obtain information about the size of the business model in a thermoplastic industry and the challenges to develop business models that differentiate their products, as well as the maturity of this business model to keep up with digital transformation in industry 4.0. Furthermore, the work considered the theory and context of case studies reported in the literature and used the case study as a research method. Data was extracted from the pimm 4.0 system, which allowed to assess the maturity of the business model dimension. The results suggest that the business model in the investigated industry must be improved through product development and improvement to keep up with the speed at which digital transformation occurs. At the end of this investigation, it was possible to find that the thermoplastic industry faces challenges in developing unique business models that can differentiate its products
Keywords: Maturidade de modelo de negócios
Transformação digital
Indústria termoplástica 4.0
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FES - Faculdade de Estudos Sociais
metadata.dc.publisher.course: Administração - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7846
metadata.dc.subject.controlado: Indústrias - Inovações tecnológicas
Indústrias - Efeito da automação
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