Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7848
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Processo de formação de professores na cidade de Manaus/AM : a arte nos anos iniciais |
metadata.dc.creator: | Alencar, Miriam Vitória Pereira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Miranda, Vanessa |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Márcio de |
metadata.dc.description.resumo: | O presente estudo tem como objetivo central a investigação do processo de formação de professores(as) direcionado ao ensino de arte nos anos iniciais do ensino fundamental na cidade de Manaus/AM. A pesquisa propõe uma análise teórica da preparação dos educadores no domínio específico da arte, com o propósito de promover uma abordagem pedagógica mais abrangente e inclusiva dentro do contexto educacional dos anos iniciais do ensino fundamental I. A pesquisa visa compreender o processo de formação, destacando estratégias e práticas adotadas pela Secretaria de Educação - SEMED para transmitir efetivamente os conteúdos relacionados à arte. Além disso, a análise almeja proporcionar uma visão holística e reflexiva do cenário educacional em Manaus, com especial atenção para os aspectos positivos que merecem ser fortalecidos e para os desafios que demandam atenção e intervenção. |
Abstract: | The central objective of this study is to investigate the teacher training process aimed at teaching art in the early years of elementary school in the city of Manaus/AM. The research proposes a theoretical analysis of the preparation of educators in the specific domain of art, with the purpose of promoting a more comprehensive and inclusive pedagogical approach within the educational context of the initial years of elementary school I. The research aims to understand the training process, highlighting strategies and practices adopted by the Department of Education - SEMED to effectively transmit content related to art. Furthermore, the analysis aims to provide a holistic and reflective view of the educational scenario in Manaus, with special attention to the positive aspects that deserve to be strengthened and the challenges that demand attention and intervention. |
Keywords: | Educação Education Formação de professores Arte nos anos iniciais Teacher training Art in the early years |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7848 |
metadata.dc.subject.controlado: | Professores de educação infantil Artes e crianças Artes na educação Professores de arte - Formação |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_MiriamAlencar | 450,6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.