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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Elaboração de guia per capita para a alimentação escolar do Amazonas
metadata.dc.creator: Araújo, Ruth Brito de
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Verena Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Suarez, Tayna Ofelia Freitas
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Odione Maciel do
metadata.dc.contributor.referee3: Mitouso, Iandara de Menezes
metadata.dc.description.resumo: Entender a importância da per capita na alimentação escolar é fundamental para a atender às necessidades nutricionais específicas de cada aluno. Isso não apenas promove uma alimentação mais balanceada e saudável, mas também ajuda a evitar o desperdício de recursos ao adaptar as porções conforme a demanda real. Assim, o objetivo do trabalho foi desenvolvimento de um guia de per capita para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) regionalizado ao estado do Amazonas. Foi observado grande escassez em dados de per capita para alimentos regionais, ao todo foi possível listar um pouco mais que 60 alimentos utilizados na merenda escolar do Amazonas, os quais foram apresentados em uma tabela, divididos em 11 grupos alimentares (cereais e derivados, hortaliças, verduras e legumes, frutas e derivados, leguminosas, tubérculos, proteínas, leites e derivados, óleos e gordura, açucares, molhos e temperos), indicando a per capita conforme a faixa etária dos escolares: crianças de 03 a 05 anos, crianças de 06 a 15 anos e adolescentes >15 anos. O material organizado auxilia compreensão e aplicação da per capita na alimentação escolar, contribuindo não apenas para a saúde dos alunos, mas também promove uma gestão eficiente dos recursos, criando um ambiente propício para o desenvolvimento acadêmico e bem-estar geral da comunidade escolar.
Abstract: Understanding the importance of per capita in school nutrition is essential to meet the specific nutritional needs of each student. This not only promotes a more balanced and healthy diet but also helps prevent the waste of resources by adjusting portions according to actual demand. Thus, the aim of the study was the development of a per capita guide for the Regionalized National School Feeding Program (PNAE) in the state of Amazonas. Significant shortages in per capita data for regional foods were observed, allowing for the listing of just over 60 foods used in school meals in Amazonas. These foods were presented in a table, divided into 11 food groups (cereals and derivatives, vegetables, greens, and legumes, fruits and derivatives, legumes, tubers, proteins, milk and derivatives, oils and fats, sugars, sauces, and seasonings), indicating per capita values according to the age group of students: children aged 03 to 05 years, children aged 06 to 15 years, and adolescents >15 years. The organized material aids in understanding and applying per capita in school nutrition, contributing not only to the students' health but also promoting efficient resource management, creating an environment conducive to academic development and the overall well-being of the school community.
Keywords: Gegionalização
Alimentação
Per capita
Escolares
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS DA SAUDE: NUTRICAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
metadata.dc.publisher.course: Nutrição - Bacharelado - Coari
Citation: ARAÚJO, Ruth Brito de. Elaboração de guia per capita para a alimentação escolar do Amazonas. 2023. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7852
metadata.dc.subject.controlado: Merenda escolar - Aspectos nutricionais
Merenda escolar - Manuais, guias, etc.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências da Saúde

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