Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7855
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Memórias e experiências da educação do campo ao nível superior |
metadata.dc.creator: | Faustino, Antonia Cristina da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Juçara Lobato da |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Rocha, Eloy da Silva |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho Descritivo tem por finalidade narrar as reflexões vividas na infância, na vida adulta da educação do campo, aos dias atuais, enquanto discente da graduação em pedagogia. Tendo como objetivo esclarecer como aconteceu esse processo acadêmico iniciando na escola ribeirinha no contexto amazônico. Acredito que seja necessário um ohar mais atento para a educação no campo. Através da minha história de vida pessoal, com a oportunidade de cursar uma faculdade de pedagogia via programa de formação de professores para aqueles que não tiveram formação a nível de graduação, é possível constatar e promover diversas transformações e reflexões ○ que conforme minhas leituras fui percebendo no nível pessoal, e são refletidas em outros níveis também. A minha trajetória e as experiências vivenciadas nos anos de escolarização no ensino Fundamental e Médio, assim como a trajetória de professora na área rural e urbana e todas as experiências guardadas na memória do período de formação acadêmica no PARFOR curso de Pedagogia ofertado pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM. |
Abstract: | This descriptive work aims to narrate the reflections from when I was a child, to my adult life in rural education, to the present day as a pedagogy undergraduate student. The objective of this work is to clarify how this academic process began in the riverside school in the Amazon region. I believe that a closer look at education in the countryside is necessary. Through my personal life story, with the opportunity to attend a pedagogy college via a teacher training program for those who did not have undergraduate training, it is possible to see that various transformations and reflections were promoted, which, according to my readings, 1 realized on a personal level, and are reflected on other levels as well. My trajectory and experiences during my years of schooling in elementary and secondary education, as well as my career as a teacher in rural and urban areas and all the experiences kept in my memory during my academic training period, in the PARFOR Pedagogy course offered by the Federal University of Amazonas-UFAM. |
Keywords: | Contexto Escolar Ribeirinho Educaçao |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Itamarati/AM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7855 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_AntoniaFaustino.pdf | 973,27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.