Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7857
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Recursos pedagógicos utilizados nas aulas práticas de educação física nos anos finais do ensino fundamental |
metadata.dc.creator: | Santos, David Pantoja dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Nascimento, Roseane Oliveira do |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cabo Verde, Evandro Jorge Souza Ribeiro |
metadata.dc.contributor.referee2: | Gadelha, Hélida Roseline Cardoso |
metadata.dc.description.resumo: | A Educação Física enquanto disciplina tornou-se obrigatória a partir da constituição federal de 1988, e deixou seu caráter recreativo apenas a partir da LDB nº 9.394/1996, é um dos componentes curriculares que necessita de recursos pedagógicos próprios para que a vivência de experiência seja efetivada na prática, contribuindo para o pleno desenvolvimento das funções motoras, cognitivas e afetivo-sociais. O objetivo deste estudo foi investigar a existência e utilização dos recursos pedagógicos necessários para as nas aulas práticas da Educação Física nos anos finais do ensino fundamental das escolas públicas da cidade de Parintins-AM. A amostra foi formada por 04 professores, de ambos os sexos, na faixa etária de 20 a 40, e por 64 escolares de 11 a 15 anos de idade da cidade de Parintins-AM. Utilizamos como instrumento dois questionários, um para os(as) alunos(as) e outro para os professores, com perguntas abertas e semiabertas, com questões referentes a quantidade e qualidade dos materiais disponíveis para a prática de EF, o posicionamento do(a) professor(a) e dos(as) alunos(as) quanto aos recursos disponíveis e sua utilização nas aulas práticas. Com isso, os professores relataram os principais fatores que influenciam negativamente nas aulas práticas, como: a escassez de materiais, o espaço adequado e manutenção dos espaços e materiais. Já os alunos apontaram que a maioria participa das aulas, que a escola oferece estrutura adequada, que há materiais em quantidade e suficiência, porém de qualidade razoável para as aulas práticas. Os achados do presente estudo destacam que, segundo os alunos há recursos pedagógicos para as aulas práticas de Educação Física, mas não demonstram porcentagem expressiva em relação a estrutura adequada, a quantidade e qualidade dos recursos materiais, por outro lado os professores apontam que estes recursos não são suficientes e impedem a viabilização das aulas. Para futuros estudos relacionados ao tema, sugere-se que mais métodos de observação possam ser utilizados para analisar os dados de forma mais concreta para que se possa obter informações que contribuam com a temática. |
Abstract: | Physical Education as a discipline became mandatory from the 1988 federal constitution, and left its recreational character only from LDB No. implemented in practice, contributing to the full development of motor, cognitive and affective-social functions. The objective of this study was to investigate the existence and use of the pedagogical resources necessary for the practical classes of Physical Education in the final years of elementary education in public schools in the city of Parintins-AM. The sample consisted of 04 teachers, of both sexes, aged between 20 and 40, and 64 students aged between 11 and 15 years old in the city of Parintins-AM. We used two questionnaires as instruments, one for the students and the other for the teachers, with open and semi-open questions, with questions referring to the quantity and quality of materials available for the practice of PE, the positioning of teacher and students regarding available resources and their use in practical classes. With this, teachers reported the main factors that negatively influence practical classes, such as: the scarcity of materials, adequate space and maintenance of spaces and materials. The students pointed out that most participate in classes, that the school offers an adequate structure, that there are materials in quantity and sufficiency, but of reasonable quality for practical classes. The findings of the present study highlight that there are pedagogical resources for practical Physical Education classes, but they do not show a significant percentage, as there is a small margin of difference in the responses in relation to the adequate structure, quantity and quality of material resources. For future studies related to the subject, it is suggested that more observation methods can be used to analyze the data in a more concrete way so that it can be consistent with the school reality. |
Keywords: | Educação física Recursos pedagógicos Anos finais Ensino fundamental |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS DA SAUDE CIENCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
metadata.dc.publisher.course: | Educação Física - Licenciatura - Parintins |
Citation: | SANTOS, David Pantoja dos. Recursos pedagógicos utilizados nas aulas práticas de educação física nos anos finais do ensino fundamental. 2023. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Amazonas, Parintins, 2023. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7857 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências da Saúde |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_DavidSantos.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.