Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7860
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Mulheres no ensino superior em Parintins-am: desafios e estratégias de permanência em uma Universidade pública
metadata.dc.creator: Pereira, Vanessa Monteiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Canto, Daniela Glória
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Sarah Thays Nascimento
metadata.dc.contributor.referee2: Soares, Denise Bentes
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho trata-se de um estudo que visa tratar sobre a questão de gênero sob o viés da mulher enquanto sujeito múltiplo na sociedade contemporânea, de forma mais específica sobre seus percalços no ensino superior, seus desafios e estratégias para permanência no ensino superior público no ICSEZ. Contudo, antes de chegar no cerne da problemática em discussão, fez-se necessário estudar o contexto histórico no que tange a mulher no seio educacional, a questão de gênero e sua inserção na educação básica e no ensino superior, as Políticas de Assistência Estudantil no Brasil e no ICSEZ e só então chegar em desafios e estratégias que uma mulher enfrenta para sua permanência no ensino superior público em uma Universidade Pública em Parintins-Am. O interesse pelo tema de pesquisa suscitou de inquietações cotidianas aguçada pela dinâmica social preponderantemente patriarcal, a busca por melhor compreender a mulher enquanto sujeito feminino e a sobrecarga que enfrenta pela divisão sexual do trabalho que se dá dessa dinâmica predominantemente masculina e sexista. Temos como âncora o método Materialismo-Histórico-Dialético por se tratar de um estudo que almeja esmiuçar e desvelar uma realidade social aparente, partindo de um pressuposto velado das refrações da “questão social. Temos ainda como ancora desta pesquisa a Pesquisa Bibliográfica, no qual foram feitas pesquisas em livros, teses e afins, acerca da temática de gênero e educação; Pesquisa de Campo e Pesquisa Documental, onde, sucessivamente foram colhidas amostragem de dados das falas e mulheres discentes do ICSEZ acerca da temática em questão e no ultimo de pesquisa foram consultados dados quantitativos da Coordenação Acadêmica do ICSEZ com distinção de gênero, com o intuito de verificar se há discrepância no quando de ingressantes, formados e evasivos por gênero e foram analisados ainda dados documentais da Divisão de Serviço Social do ICSEZ, para a aplicação da pesquisa de campo foi utilizado o instrumento denominado como Questionário semiestruturado semipresencial, respaldados na perspectiva qualitativa e na análise de dados sob enfoque do materialismo-histórico-dialético. Como lócus da pesquisa temos o Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) unidade da Universidade Federal do Amazonas sediada no município de Parintins-Am, no interior do Estado do Amazonas. Através da pesquisa em questão, chegamos à conclusão que, os maiores desafios e dificuldades que as mulheres discentes do ICSEZ enfrentam são: vulnerabilidade socioeconômica; sofrimento psíquico; dificuldades em melhor administrar o tempo por ter que se dividir entre inúmeras funções ao mesmo tempo, por consequência da discrepância entre os gêneros, o qual sobrecarrega mais o gênero feminino do que o masculino. Mas em contrapartida a esses desafios elencados, as mulheres adotam estratégias e motivações como: estudar à noite; virar a madrugada, adotar motivações de que é por meio da educação que é possível mudar a realidade pessoal e profissional.
Abstract: This work is a study that aims to deal with the gender issue from the perspective of women as multiple subjects in contemporary society, more specifically about their mishaps in higher education, their challenges, and strategies for permanence in public higher education at ICSEZ. However, before getting to the heart of the problem under discussion, it was necessary to study the historical context regarding women in education, the issue of gender and its insertion in basic education and higher education, the Student Assistance Policies in Brazil and in ICSEZ and only then arrive at challenges and strategies that a woman faces for her permanence in public higher education at a Public University in Parintins-Am. The interest in the research theme arose from daily concerns sharpened by the preponderantly patriarchal social dynamics, the search for a better understanding of women as female subjects, and the burden they face due to the division of women. This is a predominately masculine and sexist dynamic. We have as anchor the Materialism-Historical-Dialectical method because it is a study that aims to scrutinize and unveil an apparent social reality, starting from a veiled assumption of the refractions of the "social question. We also have as anchor of this research the Bibliographic Research, in which research was done in books, theses and the like, on the theme of gender and education; Field Research and Documentary Research, where, successively, samples were collected in the last research, quantitative data from the Academic Coordination of ICSEZ were consulted with gender distinction, in order to verify if there is a discrepancy in the number of freshmen, graduates and evaders by gender, and documentary data from the Division of Social Work of ICSEZ were also analyzed. For the application of the field research, the instrument used called a semi-structured blended questionnaire, supported by the qualitative perspective and data analysis under the focus of historical-dialectical materialism. As the locus of the research we have the Institute of Social Sciences, Education and Animal Science (ICSEZ), a unit of the Federal University of Amazonas headquartered in the municipality of Parintins-Am, in the interior of the State of Amazonas. Through the research in question, we came to the conclusion that, the largest the challenges and difficulties that women students at ICSEZ face are: socioeconomic vulnerability; psychic suffering; difficulties in better managing time due to having to divide themselves between numerous functions at the same time, as a result of the discrepancy between genders, which overloads the female gender more than the male gender. But in contrast to these challenges, women adopt strategies and motivations such as: studying at night; To stay up all night, to adopt motivations that it is through education that it is possible to change the personal and professional reality.
Keywords: Gênero
Mulheres
Política de Assistência Estudantil
Educação pública
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: SERVICO SOCIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Serviço Social - Bacharelado - Parintins
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7860
metadata.dc.subject.controlado: Estudantes universitárias
Mulheres - Educação (Superior)
Mulheres no ensino superior
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_VanessaPereira.pdf902,92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.