Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7869
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | A aprendizagem da leitura e da escrita: um estudo realizado com os estudantes do 5º ano de uma escola pública do município de parintins - am |
metadata.dc.creator: | Colares Filho, Sebastião Aporcino |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Vasconcelos, Maria Eliane de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vasconcelos, Corina Fátima da Costa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Azevedo, Railce de Souza de |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho intitulado a aprendizagem da leitura e da escrita: um estudo realizado com os estudantes do 5º ano de uma escola pública do município de Parintins – Am, tem como objetivo investigar os desafios na aprendizagem da leitura e escrita de estudantes do Ensino Fundamental de uma escola do município de Parintins-AM. A leitura e escrita, enquanto práticas sociais permitem a inclusão do sujeito nos diferentes ambientes da cultura letrada, bem como acesso ao conhecimento, promovendo seu desenvolvimento pessoal e social. Foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa de campo, tendo como lócus de estudo uma instituição da rede pública dos anos iniciais do Ensino Fundamental, localizada no município de Parintins-AM. Para coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: observação, entrevista e a oficina para sondagem das dificuldades. Os dados mostram que muitos alunos alcançam o quinto ano sem necessariamente haverem desenvolvido as competências de leitura e escrita, mas por as professoras adotarem diferentes estratégias de leitura e avaliação acabam favorecendo a minimização dessas lacunas, assim desenvolvendo o ensino e aprendizagem que é fundamental para a formação do leitor crítico. Palavras-chave: Aprendizagem. Anos Iniciais. Leitura. Escrita. |
Abstract: | The present work entitled learning to read and write: a study carried out with 5th year students at a public school in the city of Parintins – Am, aims to investigate the challenges in learning to read and write among elementary school students in a school in the municipality of Parintins-AM. Reading and writing, as social practices, allow the subject's inclusion in different environments of literate culture, as well as access to knowledge, promoting their personal and social development. The following methodological procedures were adopted: field research, with a public institution for the initial years of Elementary School, located in the municipality of Parintins-AM, as the study locus. The following instruments were used to collect data: observation, interview and workshop to probe difficulties. The data show that many students reach the fifth year without necessarily having developed reading and writing skills, but because teachers adopt different reading and assessment strategies they end up favoring the minimization of these gaps, thus developing the teaching and learning that is fundamental to training of the critical reader. Keywords: Learning. Early Years. Reading. Writing. |
Keywords: | Aprendizagem Anos Iniciais Leitura Escrita |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Parintins |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7869 |
metadata.dc.subject.controlado: | Leitura (Ensino fundamental) Leitura (Primeira infância) Crianças - Escrita |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_SebastiaoAporcino | 279,67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.