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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7871
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Soldagem de manutenção em chapas de baixa espessura de aço carbono via técnica de soldagem em operação. |
Other Titles: | Maintenance welding on low-thickness carbon steel sheets through welding technique in operation. |
metadata.dc.creator: | Lima, Irandelia Sarges de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Soeiro Júnior, Jaime Casanova |
metadata.dc.contributor.referee1: | Paula, Cássio Pereira de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva Júnior, Marcionilo Neri da |
metadata.dc.description.resumo: | Os processos de soldagem são amplamente utilizados pela sociedade, abrangendo componentes de pequeno a grande porte e em diversos setores industriais. Entre os diversos processos de fabricação possíveis, a soldagem é amplamente utilizada na indústria naval, que é de extrema relevância para a região amazônica. A navegação fluvial é o principal meio de transporte de produtos na região amazônica e apresen-ta grande importância para o desenvolvimento da economia amazônica. Durante a utilização das embarcações, surge a necessidade de realizar a manutenção naval devido a danos ocorridos que podem gerar uma redução na espessura dos compo-nentes estruturais. Esse tipo de manutenção geralmente é feito utilizando proces-sos de soldagem para recompor a espessura perdida. A partir desse contexto, qual seria a consequência de realizar uma recuperação da espessura de um casco de uma embarcação, onde a soldagem em operação ocorre no lado interno (condição a seco) e a embarcação está em uso, ou seja, na água? Nesse caso hipotético, é im-portante avaliar a soldabilidade de aços carbono que constituem as chapas dos na-vios, pois a soldagem realizada nessas chapas sofre um resfriamento abrupto cau-sado pelo fluxo de água no lado externo do navio. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar o comportamento das juntas soldadas em operação quando são submeti-das a condições de resfriamento ao ar e à água. A soldagem será realizada com o processo arame tubular e ocorrerá em chapas de aço carbono com espessura de 2 mm. Serão feitos três cordões de solda em cada chapa: o primeiro com a extensão correspondente a 1/3 do comprimento da chapa; o segundo com 2/3 e o terceiro em toda extensão da chapa. Desta forma pode-se identificar a influência do segundo e do terceiro cordão de solda sobre o primeiro cordão de solda. Os resultados obtidos por meio dos ensaios de caracterização microestrutural e dureza mostram que as juntas soldadas na condição de resfriamento à água possuem presença do marten-sita, microestrutura característica de materiais cuja dureza é elevada, enquanto que na condição de resfriamento ao ar encontrou-se ferrita e menor dureza. |
Abstract: | Welding processes are widely used by society, covering small to large components and in various industrial sectors. Among the various possible manufacturing pro-cesses, welding is widely used in the naval industry, which is extremely relevant to the Amazon region. River navigation is the main means of products transporting in the Amazon region and is of great importance for the development of the Amazon economy. During the use of vessels, it is necessary to carry out any ship mainte-nance on the structure due to damage that may lead to a reduction in the thickness of the structural components. This type of maintenance is usually done using weld-ing processes to restore the lost thickness. From this context, what would be the consequence to perform the vessel's hull thickness recovery, where welding in ser-vice takes place on the inner side (dry condition) and what about the vessel is in use, that is, in the water? In this hypothetical case, it is important to evaluate the weldability of carbon steels which compose the ship’s plates because the welding accomplished on these plates suffers an abrupt cooling caused by the water flow on the outside of the ship. Thus, the objective of this work is analyzing the behavior of welded joints in service when they are submitted to air and water cooling conditions. Welding will be carried out using the tubular wire process and it will occur in carbon steel sheets with thicknesses of 2 mm. Three weld beads will be made on each sheet: the first with an extension corresponding to 1/3 of the plate length; the sec-ond with 2/3 and the third along the entire length plate. In this way, it is possible to identify the influence of the second and third weld bead on the first weld bead. The results obtained through the microstructural characterization and hardness tests show that welded joints in water cooling condition have the presence of martensite, a characteristic microstructure of materials whose hardness is high, while in air cool-ing condition was found ferrite and less hardness. |
Keywords: | Soldagem em operação Manutenção naval Soldabilidade de aços carbono |
metadata.dc.subject.cnpq: | ENGENHARIAS: ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FT - Faculdade de Tecnologia |
metadata.dc.publisher.course: | Engenharia Mecânica - Bacharelado - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7871 |
metadata.dc.subject.controlado: | Aço-carbono - Soldabilidade Engenharia naval - Manutenção e reparos |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra |
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