Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7875
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Estratégias didático-pedagógicas no ensino de biologia: contribuições para o aprendizado de estudantes de uma escola pública em Humaitá-AM
metadata.dc.creator: Gomes, Jonathas Danilo Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Rúbia Darivanda da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Viviane Vidal da
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Juscélia Araújo e
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo investigar o impacto das estratégias didático-pedagógicas no ensino de Biologia e sua influência no aprendizado dos alunos do ensino médio. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual Plínio Ramos Coelho, localizada em Humaitá-AM, e utilizou uma abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de pesquisa bibliográfica e de campo. Assim, percebemos que a adoção de estratégias que relacionam a teoria com a prática e estabelecem conexões com o cotidiano dos estudantes favorecem a contextualização do conteúdo, tornando-o mais relevante e facilitando a assimilação do conhecimento. A interação entre professor e alunos também foi fortalecida, criando um ambiente de aprendizagem mais colaborativo e estimulante. Os resultados obtidos revelaram que a utilização de diferentes estratégias didático-pedagógicas no ensino de Biologia, contribuem para uma aprendizagem mais significativa por parte dos alunos. A implementação de diferentes metodologias, como aulas práticas, discussões em grupo e uso de recursos audiovisuais, bem como a ludicidade permitiu o maior engajamento dos alunos, estimulando sua participação ativa, o que promoveu a compreensão dos conceitos biológicos. Portanto, este estudo evidencia a importância das estratégias didático-pedagógicas no ensino de Biologia, destacando sua contribuição para o aprendizado dos alunos. E, os resultados obtidos podem auxiliar educadores e instituições de ensino na busca por alternativas inovadoras que promovem uma educação mais eficaz e motivadora, tanto no campo da biologia, quanto das demais ciências.
Abstract: This Course Completion Work aimed to investigate the impact of didactic-pedagogical strategies in Biology teaching and their influence on high school students' learning. The research was developed at the Plínio Ramos Coelho State School, located in Humaitá-AM, and used a qualitative approach, with data collection through bibliographic and field research. Thus, we perceive that the adoption of strategies that relate theory to practice and establish connections with the students' daily lives favor the contextualization of the content, making it more relevant and facilitating the assimilation of knowledge. The interaction between teacher and students was also strengthened, creating a more collaborative and stimulating learning environment. The results obtained revealed that the use of different didactic-pedagogical strategies in the teaching of Biology, contribute to a more meaningful learning on the part of the students. The implementation of different methodologies, such as practical classes, group discussions and the use of audiovisual resources, as well as playfulness, allowed for greater student engagement, stimulating their active participation, which promoted the understanding of biological concepts. Therefore, this study highlights the importance of didactic-pedagogical strategies in Biology teaching, highlighting their contribution to student learning. And, the results obtained can help educators and teaching institutions in the search for innovative alternatives that promote a more effective and motivating education, both in the field of biology and other sciences.
Keywords: Estratégias pedagógicas
Ensino de Biologia
Ensino e aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Humaitá
Citation: GOMES, Jonathas Danilo Carvalho. EEstratégias didático-pedagógicas no ensino de biologia : contribuições para o aprendizado de estudantes de uma escola pública de Humaitá-AM. 2023. 37 f. (Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências: Biologia e Química- Licenciatura) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7875
metadata.dc.subject.controlado: Biologia (Ensino médio) - Estudo e ensino
Biologia (Ensino médio) - Conhecimentos e aprendizagem
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_JonathasGomes743,31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.