Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7877
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Afetividade e educação: a relação professor-aluno e o processo de ensino aprendizagem
Other Titles: Affectivity and education: the teacher-student relationship and the teaching-learning process
metadata.dc.creator: Gomes, Amanda Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Fernanda Priscila Alves da
metadata.dc.contributor.referee1: Vasconcelos, Corina Fátima Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Vasconcelos, Maria Eliane De Oliveira
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender a importância da afetividade para o processo de ensino aprendizagem, bem como analisar a afetividade na relação professor-aluno e sua importância para o trabalho do docente, identificar a afetividade na relação família e escola e evidenciar como professores de uma escola de ensino fundamental relacionam a afetividade no cotidiano escolar. A partir das vivencias durante a disciplina Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia-ICSEZ-UFAM, percebeu-se que professores e futuros educadores pouco compreendem a importância da afetividade na relação professor-aluno e como esta relação pode influenciar no ensino-aprendizagem. O aporte teórico embasado nos estudos sobre afetividade, ensino e aprendizagem considerando, sobretudo a perspectiva de Henri Wallon (1975), entre outros autores que pesquisam sobre a temática proposta. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e pesquisa de campo. O processo de coleta de dados configurou-se em três etapas: primeiro, pesquisa bibliográfica, segundo pesquisa de campo e terceiro a análise descritiva. Utilizou-se da entrevista, com questões semiestruturadas como instrumento de coleta de dados, bem como a pesquisa de campo. A pesquisa de natureza qualitativa configura-se, a partir de Denzin e Lincoln (2006) na interpretação da realidade, sendo possível utilizar da entrevista como técnica de pesquisa. O universo estudado foi delineado com três turmas de primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública no município de Barreirinha-AM, totalizando 78 alunos. Foi realizada observação no contexto escolar e entrevistas com três professores do Ensino Fundamental. A análise descritiva dos dados aponta que é possível afirmar a importância da afetividade para o processo de ensino aprendizagem e para a formação de cidadãos críticos e futuramente atuantes na sociedade, tendo a escola, professores e família como um conjunto indispensável para o bom desenvolvimento educacional do aluno.
Abstract: The present work aims to understand the importance of affectivity for the teaching-learning process, as well as analyze affectivity in the teacher-student relationship and its importance for the teacher's work, identify affectivity in the family and school relationship and highlight how teachers of an elementary school relate affectivity in daily school life. From the experiences during the Supervised Internship discipline in the Pedagogy course at the Institute of Social Sciences, Education and Animal Science-ICSEZ-UFAM, it was noticed that teachers and future educators little understand the importance of affection in the teacher-student relationship and how this relationship can influence teaching-learning. The theoretical contribution is based on studies on affectivity, teaching and learning, especially considering the perspective of Henri Wallon (1975), among other authors who research on the proposed theme. In methodological terms, this is research with a qualitative approach and field research. The data collection process consisted of three stages: first, bibliographic research, second, field research and third, descriptive analysis. Interviews, a semi-structured questionnaire were used as data collection instruments, as well as field research. Qualitative research is configured, based on Denzin and Lincoln (2006), in the interpretation of reality, making it possible to use interviews as a research technique. The universe studied was designed with three first-year elementary school classes at a public school in the city of Barreirinha-AM, totaling 78 students. Observation was carried out in the school context and interviews were carried out with three elementary school teachers. The descriptive analysis of the data shows that it is possible to affirm the importance of affectivity for the teaching-learning process and for the formation of critical citizens who will be active in society in the future, with the school, teachers and family as an indispensable set for the good educational development of the community. student.
Keywords: Afetividade
Affectivity
Educação
Ensino-aprendizagem
Relação professor-aluno
Education
Teaching-learning
Teacher-student relationship
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
Citation: GOMES, Amanda Carvalho. Afetividade e Educação: A Relação Professor-aluno e o Processo de ensino-aprendizagem: pesquisa de campo em uma escola no município de Barreirinha-AM. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Parintins, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7877
metadata.dc.subject.controlado: Professores e alunos
Ambiente de sala de aula
Análise de interação na educação
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AmandaGomes579,96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.