Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7886
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Dança criativa: Percepção de pais e alunos
metadata.dc.creator: Lopes, Ana Beatriz Amazonas
metadata.dc.contributor.advisor1: Henrique, Nayana Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Ayla taynã da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Nunes, Leila Márcia Azevedo
metadata.dc.description.resumo: É pelo movimento que a criança se expressa e conhece o mundo e o se movimentar se dar por meio do corpo. A dança é uma ótima atividade para a exploração do espaço e descobertas de movimento, além de trabalhar a expressividade. O Programa de dança, atividades circenses e ginástica – PRODAGIN, dentre suas atividades, proporciona aulas de dança para crianças de 04 a 06 anos, que de forma empírica vem mostrando muitos benefícios para seus participantes. O objetivo desse estudo é analisar a percepção de pais e alunos da turma dança criativa do PRODAGIN sobre a participação nas aulas de dança. O presente estudo tem abordagem qualitativa, e se trata de um estudo de caso. Os participantes da pesquisa serão 15 crianças da turma de dança criativa do PRODAGIN e 15 pais/responsáveis, totalizando 30 sujeitos. Para a coleta de dados será utilizada o grupo focal com pais/responsáveis e método visual para as crianças. A análise dos dados se fará por meio da análise de conteúdo. Em conclusão, a importância da dança criativa para as crianças passa por diversos tópicos que vão desde motricidade até a vida saudável, sendo direcionado uma atividade que permite expressão personalizada e incentiva a criatividade, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças.
Abstract: It is through movement that the child expresses himself and knows the world, and moving takes place through the body. Dance is a great activity for exploring space and discovering movement, in addition to working on expressiveness. The Dance, Circus and Gymnastics Program - PRODAGIN, among its activities, provides dance classes for children aged 04 to 06 years, which empirically has shown many benefits for its participants. The objective of this study is to analyze the perception of parents and students of PRODAGIN's creative dance class about participation in dance classes. The present study has a qualitative approach, and it is a case study. Research participants will be 15 children from the PRODAGIN creative dance class and 15 parents/guardians, totaling 30 subjects. For data collection, a focus group with parents/guardians and a visual method for children will be used. Data analysis will be done through content analysis.
Keywords: Dança
Dança Criativa
Crianças
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
metadata.dc.publisher.course: Educação Física - Licenciatura - Manaus
Citation: LOPES, Ana Beatriz Amazonas. Dança criativa: percepção de pais e alunos. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7886
metadata.dc.subject.controlado: Dança para crianças
Psicomotricidade
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AnaBeatrizLopes1,08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.