Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7886
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Dança criativa: Percepção de pais e alunos |
metadata.dc.creator: | Lopes, Ana Beatriz Amazonas |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Henrique, Nayana Ribeiro |
metadata.dc.contributor.referee1: | Nascimento, Ayla taynã da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Nunes, Leila Márcia Azevedo |
metadata.dc.description.resumo: | É pelo movimento que a criança se expressa e conhece o mundo e o se movimentar se dar por meio do corpo. A dança é uma ótima atividade para a exploração do espaço e descobertas de movimento, além de trabalhar a expressividade. O Programa de dança, atividades circenses e ginástica – PRODAGIN, dentre suas atividades, proporciona aulas de dança para crianças de 04 a 06 anos, que de forma empírica vem mostrando muitos benefícios para seus participantes. O objetivo desse estudo é analisar a percepção de pais e alunos da turma dança criativa do PRODAGIN sobre a participação nas aulas de dança. O presente estudo tem abordagem qualitativa, e se trata de um estudo de caso. Os participantes da pesquisa serão 15 crianças da turma de dança criativa do PRODAGIN e 15 pais/responsáveis, totalizando 30 sujeitos. Para a coleta de dados será utilizada o grupo focal com pais/responsáveis e método visual para as crianças. A análise dos dados se fará por meio da análise de conteúdo. Em conclusão, a importância da dança criativa para as crianças passa por diversos tópicos que vão desde motricidade até a vida saudável, sendo direcionado uma atividade que permite expressão personalizada e incentiva a criatividade, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças. |
Abstract: | It is through movement that the child expresses himself and knows the world, and moving takes place through the body. Dance is a great activity for exploring space and discovering movement, in addition to working on expressiveness. The Dance, Circus and Gymnastics Program - PRODAGIN, among its activities, provides dance classes for children aged 04 to 06 years, which empirically has shown many benefits for its participants. The objective of this study is to analyze the perception of parents and students of PRODAGIN's creative dance class about participation in dance classes. The present study has a qualitative approach, and it is a case study. Research participants will be 15 children from the PRODAGIN creative dance class and 15 parents/guardians, totaling 30 subjects. For data collection, a focus group with parents/guardians and a visual method for children will be used. Data analysis will be done through content analysis. |
Keywords: | Dança Dança Criativa Crianças |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia |
metadata.dc.publisher.course: | Educação Física - Licenciatura - Manaus |
Citation: | LOPES, Ana Beatriz Amazonas. Dança criativa: percepção de pais e alunos. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7886 |
metadata.dc.subject.controlado: | Dança para crianças Psicomotricidade |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências da Saúde |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_AnaBeatrizLopes | 1,08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.