Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7892
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Gestão Democrática na escola: um olhar dos docentes dos anos iniciais do ensino fundamental
metadata.dc.creator: Rodrigues, Marília Saraiva
metadata.dc.contributor.advisor1: Braule, Gilvânia Plácido
metadata.dc.contributor.referee1: Campos, Sebastião Melo
metadata.dc.contributor.referee2: Maia, Célia Verginia Fernandes
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem como foco a gestão democrática contextualizada a partir da percepção dos docentes de uma escola pública de Educação Fundamental 1 do município de Atalaia do Norte (AM). Tem como objetivo compreender as concepções dos docentes sobre gestão democrática da escola pública infantil. O interesse pelo tema, surgiu da percepção da existência de dificuldades de efetivar a gestão democrática e sobretudo de compreender o que é uma gestão de cunho democrático. Partindo do entendimento de que um gestor somente efetivará a democracia se tiver a colaboração de seus pares na escola, desenvolveu-se um estudo de caso buscando levantar informações dos docentes e assim verificar o olhar desses sujeitos que são os principais parceiros do gestor na escola. Para realização deste estudo foram utilizados teóricos como: Arroyo, Gadoti, Licínio Lima e Libâneo. A pesquisa qualitativa, de cunho exploratório foi desenvolvida mediante o estudo de caso no qual se aplicou questionário. As respostas foram analisadas e comparadas com os olhares da experiência de vivência da pesquisadora no enquanto professora do ensino fundamental. Os resultados indicam que onde ocorrem efetivamente a gestão democrática essas são refletidos nos resultados da escola e na qualidade do ensino. Conclui-se que o estilo de liderança e a participação dos atores educacionais são fatores de sucesso na efetivação da gestão democrática, isso se dá por meio do diálogo, da autonomia e da participação tal como ocorre na Escola em tela, onde cabe a cada profissional da educação reconhecer, valorizar, participar a gestão democrática no espaço escolar.
Abstract: This study focuses on the democratic management contextualized from the perception of the teachers of a public school of Fundamental Education 1 of the city of Atalaia do Norte (AM). It aims to understand teachers' conceptions about the democratic management of the public school for children. The interest in the subject arose from the perception of the existence of difficulties to carry out the democratic management and, above all, to understand what a democratic management is. Based on the understanding that a manager will only effect democracy if he / she has the collaboration of his / her peers in the school, a case study was developed to raise information of the teachers and thus verify the look of those subjects who are the main partners of the manager in the school. For this study were used theorists as: Arroyo, Gadoti, Licínio Lima and Libâneo. The qualitative research, of an exploratory nature, was developed through a case study in which a questionnaire was applied. The answers were analyzed and compared with the looks of the experience of the researcher as a primary school teacher. The results indicate that where democratic management takes place these are reflected in the results of the school and in the quality of teaching. It is concluded that the leadership style and the participation of the educational actors are factors of success in the accomplishment of democratic management, this is done through dialogue, autonomy and participation as it occurs in the School on canvas, where it is up to each professional of education recognize, value, and participate in democratic management in the school space.
Keywords: Educação
Gestão Democrática
Escola Pública
Docência
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7892
metadata.dc.subject.controlado: Escolas públicas - Organização e administração
Planejamento educacional
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MariliaRodrigues1,92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.