Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7893
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Literatura fantástica: caminhos para formação do leitor literário em Língua Francesa
metadata.dc.creator: Chagas, Keyze Cristine
metadata.dc.contributor.advisor1: Girão, Stéphanie Soares
metadata.dc.contributor.referee1: Azevedo, Érika Pinto de
metadata.dc.contributor.referee2: Sá, Lileana Mourão Franco de
metadata.dc.description.resumo: O ensino de literatura tem passado por diversos obstáculos nas escolas e universidades tendo como resultado o distanciamento do leitor literário. A realização deste trabalho busca verificar a formação do leitor literário por meio da literatura fantástica. Para tal, fizemos uma revisão bibliográfica sobre o conceito de literatura fantástica, realizamos uma atividade prática de leitura literária em que foram trabalhados dois contos fantásticos sob a perspectiva da leitura subjetiva numa turma do quinto período do curso de Letras - Língua e Literatura Francesa da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Como resultados obtidos percebemos que a dificuldade enfrentada em formar leitores literários está relacionada a algumas práticas, tais como: a sua metodologia de ensino, ainda bastante tradicional em alguns aspectos. A resolução encontrada após a análise está na proposta de novas metodologias, como o ensino de literatura que explora o campo da subjetividade e abraça o sujeito-leitor.
Abstract: L'enseignement de la littérature a rencontré de nombreux obstacles dans les écoles et les universités, ce qui a entraîné l’éloignement du lecteur littéraire. La réalisation de ce travail vise à vérifier la formation du lecteur littéraire à travers la littérature fantastique. Pour cela, nous avons effectué une révision bibliographique sur le concept de la littérature fantastique, nous avons réalisé une activité pratique de lecture littéraire dans laquelle deux contes fantastiques ont été travaillés dans une perspective de la lecture subjective dans une classe de la cinquième période du cours de lettres - Langue et littérature française de l’Université Fédérale d’Amazonas (UFAM). Les résultats obtenus montrent que la difficulté rencontrée dans la formation de lecteurs littéraires est liée à sa méthode d'enseignement, encore assez traditionnelle à certains égards. La résolution trouvée après l’analyse réside dans la proposition de nouvelles méthodologies, telles que l'enseignement de la littérature qui explore le champ de la subjectivité et accueille le sujet lecteur.
Keywords: Literatura fantástica
Ensino de literatura
Francês como língua estrangeira
Formação de leitores
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS: LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FLET - Faculdade de Letras
metadata.dc.publisher.course: Letras - Língua e Literatura Francesa - Licenciatura - Manaus
Citation: CHAGAS, Keyze Cristine. A Literatura fantástica: caminhos para a formação do leitor literário em Língua Francesa. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Letras - Língua e Literatura Francesa)- Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7893
metadata.dc.subject.controlado: Língua francesa - Estudo e ensino - Falantes de frances [espanhol, etc.]
Literatura em língua francesa - Estudo e ensino - Falantes de frances [espanhol, etc.]
Literatura fantástica francesa
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_KeyzeChagas1,37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.