Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7893
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Literatura fantástica: caminhos para formação do leitor literário em Língua Francesa |
metadata.dc.creator: | Chagas, Keyze Cristine |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Girão, Stéphanie Soares |
metadata.dc.contributor.referee1: | Azevedo, Érika Pinto de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Sá, Lileana Mourão Franco de |
metadata.dc.description.resumo: | O ensino de literatura tem passado por diversos obstáculos nas escolas e universidades tendo como resultado o distanciamento do leitor literário. A realização deste trabalho busca verificar a formação do leitor literário por meio da literatura fantástica. Para tal, fizemos uma revisão bibliográfica sobre o conceito de literatura fantástica, realizamos uma atividade prática de leitura literária em que foram trabalhados dois contos fantásticos sob a perspectiva da leitura subjetiva numa turma do quinto período do curso de Letras - Língua e Literatura Francesa da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Como resultados obtidos percebemos que a dificuldade enfrentada em formar leitores literários está relacionada a algumas práticas, tais como: a sua metodologia de ensino, ainda bastante tradicional em alguns aspectos. A resolução encontrada após a análise está na proposta de novas metodologias, como o ensino de literatura que explora o campo da subjetividade e abraça o sujeito-leitor. |
Abstract: | L'enseignement de la littérature a rencontré de nombreux obstacles dans les écoles et les universités, ce qui a entraîné l’éloignement du lecteur littéraire. La réalisation de ce travail vise à vérifier la formation du lecteur littéraire à travers la littérature fantastique. Pour cela, nous avons effectué une révision bibliographique sur le concept de la littérature fantastique, nous avons réalisé une activité pratique de lecture littéraire dans laquelle deux contes fantastiques ont été travaillés dans une perspective de la lecture subjective dans une classe de la cinquième période du cours de lettres - Langue et littérature française de l’Université Fédérale d’Amazonas (UFAM). Les résultats obtenus montrent que la difficulté rencontrée dans la formation de lecteurs littéraires est liée à sa méthode d'enseignement, encore assez traditionnelle à certains égards. La résolution trouvée après l’analyse réside dans la proposition de nouvelles méthodologies, telles que l'enseignement de la littérature qui explore le champ de la subjectivité et accueille le sujet lecteur. |
Keywords: | Literatura fantástica Ensino de literatura Francês como língua estrangeira Formação de leitores |
metadata.dc.subject.cnpq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS: LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FLET - Faculdade de Letras |
metadata.dc.publisher.course: | Letras - Língua e Literatura Francesa - Licenciatura - Manaus |
Citation: | CHAGAS, Keyze Cristine. A Literatura fantástica: caminhos para a formação do leitor literário em Língua Francesa. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Letras - Língua e Literatura Francesa)- Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7893 |
metadata.dc.subject.controlado: | Língua francesa - Estudo e ensino - Falantes de frances [espanhol, etc.] Literatura em língua francesa - Estudo e ensino - Falantes de frances [espanhol, etc.] Literatura fantástica francesa |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_KeyzeChagas | 1,37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.