Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7896
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A abordagem intercultural como ferramenta de sensibilização ao ensino-aprendizagem de Francês como língua estrangeira: uma experiência na Escola Estadual Antonio Nunez Jimenez
metadata.dc.creator: Freitas, Mateus Caranha de
metadata.dc.contributor.advisor1: Girão, Stéphanie Soares
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues, Luana Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Vasconcelos, Fabrício de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de apresentar contribuições nas áreas das perspectivas e métodos aplicados no campo do ensino de Francês como Língua Estrangeira (FLE), em conjunto a residência pedagógica na Escola Estadual Antonio Nunez Jimenez. Esta revisão de literatura sistemática e qualitativa também se propõe a analisar de forma científica e atualizada o papel primordial da interculturalidade e do ensino aprendizagem como um instrumento para estimular os alunos que ainda não tiveram experiência com a língua francesa, obter um processo de ensino aprendizagem mais dinâmico do Francês como Língua Estrangeira. Entre os resultados alcançados destaca-se a relevância da perspectiva intercultural no programa Residência Pedagógica para o desenvolvimento da variedade linguística nas escolas públicas de Manaus, o desenvolvimento de professores em formação e um dinamismo no primeiro contato dos alunos com o Francês. O objetivo central é utilizar a perspectiva intercultural como uma ferramenta para sensibilização com os alunos que ainda não tiveram experiência com a língua francesa. A integração da perspectiva intercultural neste contexto educacional visa não apenas desenvolver de forma mais efetiva e dinâmica os conhecimentos linguísticos, mas também promover uma compreensão mais ampla e profunda da cultura francófona. A interculturalidade como abordagem adotada concentrou-se não apenas na transmissão de conhecimentos linguísticos, mas também na criação de experiências de aprendizagem que despertem o interesse e a sensibilidade dos alunos para a diversidade cultural. Dessa forma, pretende-se não apenas superar as barreiras linguísticas, mas também promover um ambiente de aprendizagem enriquecedor que estimule a curiosidade e o entendimento intercultural.
Abstract: Cette recherche vise à présenter des contributions dans les domaines des perspectives et des méthodes appliquées dans le domaine de l'enseignement du français langue étrangère (FLE) en conjonction avec la Résidence Pédagogique à l'École Antônio Nunez Jimenez. Cette revue de littérature systématique et qualitative vise également à analyser de manière scientifique et actualisée le rôle primordial de l'interculturalité et de l'enseignement-apprentissage en tant qu'instrument pour stimuler les élèves n'ayant pas encore d'expérience avec la langue française, afin d'obtenir un processus d'enseignement-apprentissage du français comme langue étrangère plus dynamique. Parmi les résultats obtenus, on souligne la pertinence pédagogique de la perspective interculturelle pour le développement de la variété linguistique dans les écoles publiques de Manaus, le perfectionnement des enseignants en formation et une dynamique lors du premier contact des élèves avec le français. L'objectif central est d'utiliser la perspective interculturelle comme un outil de sensibilisation auprès des élèves qui n'ont pas encore d'expérience avec la langue française. L'intégration de la perspective interculturelle dans ce contexte éducatif vise non seulement à développer de manière plus efficace et dynamique les connaissances linguistiques, mais aussi à promouvoir une compréhension plus large et profonde de la culture francophone. L'interculturalité comme approche adoptée s'est concentrée non seulement sur la transmission des connaissances linguistiques, mais aussi sur la création d'expériences d'apprentissage qui suscitent l'intérêt et la sensibilité des élèves à la diversité culturelle. Ainsi, l'objectif est de surmonter non seulement les barrières linguistiques, mais aussi de promouvoir un environnement d'apprentissage enrichissant qui stimule la curiosité et la compréhension interculturelle.
Keywords: Interculturalidade
Residência Pedagógica
Ensino-aprendizagem
Francês como Língua Estrangeira
metadata.dc.subject.cnpq: LETRAS: LETRAS, LÍNGUA E LITERATURA FRANCESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FLET - Faculdade de Letras
metadata.dc.publisher.course: Letras - Língua e Literatura Francesa - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7896
metadata.dc.subject.controlado: Linguagem e línguas - Influências francesas
Língua francesa - Estudo e ensino
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MateusFreitas2,25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.