Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7899
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Teoria da Relatividade Restrita: uma introdução histórico-epistemológica e conceitual voltada ao ensino médio |
metadata.dc.creator: | Barbosa, Rayanne da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Oliveira, Paulo Louzada Castro de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Gómez Martínez, Silvina Paola |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Alyson Paulo |
metadata.dc.description.resumo: | No âmbito do meu trabalho de conclusão de curso, procurei fazer um estudo de um dos principais tópicos abordados na Física Moderna, a Teoria da Relatividade Especial ou Teoria da Relatividade Restrita (TRR), com o objetivo de explorar sua integração no ensino de Física para o nível educacional básico, ou seja, o Ensino Médio. Neste estudo, baseei-me na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e no referencial epistemológico de Thomas Samuel Kuhn. Este trabalho também promove uma discussão relevante sobre a história da ciência e a importância da inclusão dos princípios da Física Moderna no currículo do Ensino Médio. A Física Moderna, como subcampo da Física que surgiu no início do século XX, já tem mais de um século de desenvolvimento, mas, surpreendentemente, sua presença nas salas de aula ainda é limitada. Ao longo deste estudo, descreverei uma ideia para o professor (a) aplicar a abordagem planejada para alcançar um nível significativo de aprendizado em relação aos conceitos da TRR. O objetivo é compartilhar esses resultados com a comunidade de educadores e alunos do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Isso, por sua vez, pretende incentivar e capacitar os professores a abordarem essa temática nas escolas, contribuindo, assim, para a formação dos alunos e para a melhoria do ensino da Física. |
Abstract: | In this undergraduate thesis we studied one of the main topics in modern physics, the special theory of relativity (STR), aiming to explore its integration with the Physics education at the basic level, i.e. the high school level. I based this study on the Theory of Meaningful Learning of David Ausubel and on the epistemological frame of Thomas Samuel Kuhn. This works discusses the history of science and the importance of including the principles of modern physics in the high school curriculum. Modern Physics, as a subject developed at the start of the XX century, has more than a century of development, but surprisingly is presence on classrooms is still limited. Throughout this study, I will describe an idea for the teacher to apply this approach planned to reach meaningful learning level with respect to the special theory of relativity. The aim is to share these results with the community of teachers and students at the Institute foot Exact Sciences and Education (ICET) of the Federal University of Amazonas (UFAM). With this we expect to encourage and empower the teachers to approach this subject at the schools, making a contribution to the teacher’s formation and improving the education on Physics. |
Keywords: | Ensino de Física Relatividade Restrita Epistemologia |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: FISICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara) |
metadata.dc.publisher.course: | Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Itacoatiara |
Citation: | BARBOSA, Rayanne da Silva. Teoria da Relatividade Restrita: uma introdução histórico-epistemológica e conceitual voltada ao ensino médio. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciada em Ciências: Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara (AM), 2023. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7899 |
metadata.dc.subject.controlado: | Física - Experiências Física - Estudo e ensino Relatividade especial (Física) - Estudo e ensino |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_RayanneBarbosa | 408,77 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.