Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7902
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Experimentos de Química Analítica: análises volumétricas, em uma escola do ensino médio no município de Humaitá-AM
metadata.dc.creator: Araújo, Estephanie Guimarães
metadata.dc.contributor.advisor1: Soares, José Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Alecrim, Alexandre Mascarenhas
metadata.dc.contributor.referee2: Coelho, Euricléia Gomes
metadata.dc.description.resumo: O ensino de Química no currículo escolar do ensino médio e ensino fundamental, exerce um papel fundamental na formação escolar do aluno por englobar os aspectos de transformações da natureza, por meio de reações que ocorrem no mundo físico da matéria. Contudo, é notável que ainda existem diversos entraves relacionados a aprendizagem quanto a assimilação de conteúdos que na maioria das vezes ocorrem por meio de aulas expositivas. Com base nesses pressupostos, a pesquisa tem por objetivo aprimorar o ensino-aprendizagem de Química no ensino médio através da implementação de práticas experimentais demonstrativas em química analítica. Esta adota os princípios metodológicos de pesquisa de campo com caráter experimental por meio de demonstrações voltadas as práticas volumétricas, utilizando abordagens qualitativa e quantitativa, com o público-alvo de 64 estudantes do ensino médio da 2ª serie de uma escola pública situada no município de Humaitá, Amazonas, sendo que a pesquisa esboça-se por meio de dados comparativos entre o questionário pré-intervenção que foi aplicado previamente ao andamento da pesquisa, e pós-intervenção, posteriormente a realização das práticas de volumetria para assim chegar-se ao produto final da pesquisa por meio de uma análise. Os resultados sinalizam que um quantitativo exponencial dos estudantes consolidou que o projeto desempenhou um papel notável com o uso de práticas experimentais demonstrativas como uma ferramenta acadêmica para promover a aprendizagem dos conteúdos de Química. Nesse contexto, pode-se salientar que os experimentos demonstrativos obtiveram resultados satisfatórios, na qual, despertou o interesse dos alunos pelos conhecimentos científicos em química, tornando os conceitos teóricos mais acessíveis e envolventes, promovendo o desenvolvimento formativo dos estudantes por meio da incorporação de novas práticas no contexto escolar.
Abstract: The teaching of Chemistry in the high school and elementary school curriculum plays a crucial role in the student's educational development by encompassing aspects of nature's transformations through reactions in the physical world of matter. However, it is noticeable that there are still various obstacles related to learning and assimilating content, often presented through traditional lectures. Based on these premises, the research aims to enhance Chemistry teaching and learning in high school by implementing demonstrative experimental practices in analytical chemistry. It adopts methodological principles of field research with an experimental nature through demonstrations focused on volumetric practices, using qualitative and quantitative approaches. The target audience consists of 64 high school students in the 2nd grade of a public school in Humaitá, Amazonas. The research unfolds through comparative data between the pre-intervention questionnaire applied before the research and the post-intervention questionnaire after the volumetric practices, leading to the final analysis. Results indicate that an exponential number of students acknowledged the project's notable role, utilizing demonstrative experimental practices as an academic tool to enhance Chemistry learning. In this context, it can be emphasized that the demonstrative experiments yielded satisfactory results, sparking students' interest in scientific knowledge in chemistry, making theoretical concepts more accessible and engaging. This promotes formative development by incorporating new practices into the school context.
Keywords: Ensino de Química
Chemistry Education
Contextualização
Métodos Volumétricos
Práticas Experimentais
Contextualization
Volumetric Methods
Experimental Practices
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Humaitá
Citation: ARAÚJO, Estephanie Guimarães. Experimentos de Química Analítica: análises volumétricas, em uma escola do ensino médio no município de Humaitá-AM. 2024. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências: Biologia e Química)- Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7902
metadata.dc.subject.controlado: Química - Estudo e ensino (Ensino médio)
Química - Experiências
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EstephanieAraujo1,06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.