Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7903
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Atividades experimentais na perspectiva na Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente/CTSA para o ensino de química: Um estado do conhecimento |
metadata.dc.creator: | Mendes, Camila Regina Palheta |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Coellho, Euricléia Gomes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Toledo, Idielly da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Holanda, Rudson de Jesus |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho tem como objetivo principal analisar Teses e Dissertações que possuem propostas de atividades experimentais com abordagem em Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) para o Ensino de Ciências/Química. Apresenta como procedimento metodológico uma abordagem qualitativa e como instrumento de coleta o levantamento como estado do conhecimento, com base na análise de conteúdo, caracterizada por uma metodologia de descrição e interpretação de diversas classes de documentos e textos, de acordo com Bardin (2016). Nesta análise, obtivemos como resultados as atividades experirmentais inseridas como uma estratégia metodologica em forma de sequências didáticas (SD), traçando um viés em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente-CTSA junto ao ensino de química. Apresenta como teóricos que apontam contextos interligados a CTSA-Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente: Chassot (2003,1993, 2007); Auler (2011); Viecheneski e Silveira (2012); Sessaron (2013) e outros. Ao refletir sobre as ideias centrais deste trabalho, vemos que nas produções analisadas, há uma destaque sobre as atividades experimentais como auxílio na construção do conhecimento científico, visto que em grande parte das dissertações, os experimentos serviam para analisar aspectos químicos do objeto de estudo, como por exemplo a água, alimentos, e outros. Ressaltamos o quanto os experimentos contribui para a compreensão da Química, e dos fatores que podem causar danos ao meio ambiente e a sociedade. |
Abstract: | The main objective of this study is to analyze theses and dissertations that propose experimental activities with a Science, Technology, Society and Environment (STSA) approach to teaching science/chemistry. The methodological procedure is a qualitative approach and the collection instrument is a survey of the state of knowledge, based on content analysis, characterized by a methodology for describing and interpreting various classes of documents and texts, according to Bardin (2016). In this analysis, we obtained as results the experimental activities inserted as a methodological strategy in the form of didactic sequences (DS), tracing a bias in Science, Technology, Society and Environment-CTSA with the teaching of chemistry. It presents as theorists who point out contexts linked to CTSA-Science, Technology, Society and Environment: Chassot (2003, 1993, 2007); Auler (2011); Viecheneski and Silveira (2012); Sessaron (2013) and others. Reflecting on the central ideas of this work, we see that in the productions analyzed, there is an emphasis on experimental activities as an aid in the construction of scientific knowledge, since in most of the dissertations, the experiments served to analyze chemical aspects of the object of study, such as water, food, and others. We emphasize how much experiments contribute to understanding chemistry and the factors that can cause damage to the environment and society. |
Keywords: | CTSA - Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente Ensino de Química Estado do Conhecimento Atividades Experimentais |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá) |
metadata.dc.publisher.course: | Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Humaitá |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7903 |
metadata.dc.subject.controlado: | Química - Estudo e ensino Química - Experiências |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_CamilaMendes.pdf | 355,65 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.