Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7904
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A concepção de Ciências e cientistas dos alunos do 6° ano de uma escola pública de Humaitá-Am
metadata.dc.creator: Nunes, Luiz Henrique Queiroz
metadata.dc.contributor.advisor1: Coelho, Euricléia Gomes
metadata.dc.contributor.referee1: Soares, José Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Holanda, Rudson de Jesus
metadata.dc.description.resumo: Tendo em vista as transformações ocorridas na sociedade faz-se necessário entender as novas configurações que o ensino tomou consonante a tais mudanças. O ensino de ciências em diferentes aspectos é a porta de inserção dos estudantes ao contexto científico mais efetivo, todavia esta etapa também pode representar o afastamento e desinteresse dos alunos seja pela prática utilizada ou devido a problemas maiores como: infraestrutura e falta de investimento. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar as concepções dos alunos do 6 ° Ano do Ensino Fundamental sobre ciências e cientistas de uma Escola Pública de Humaitá-AM. Assim, como compreender as concepções dos alunos do 6º ano sobre ciências e cientista no contexto educacional; além de promover uma intervenção relacionada ao contexto das ciências e do que é ser um cientista, e o processo de produção de conhecimento; e verificar a efetividade da intervenção em relação aos conhecimentos produzidos sobre ciência e cientistas. A metodologia possui uma abordagem qualitativa, a partir de intervenções com o uso várias estratégias didáticas metodológicas, tendo como instrumento de pesquisa um questionário com perguntas abertas para os alunos de uma turma de 6º ano do ensino fundamental de uma escola do município de Humaitá- AM. E os resultados foram analisados a partir Análise Textual Discursiva (ATD) descrita por Moraes e Galiazzi (2016). A pesquisa demonstrou que os estudantes apresentam familiaridade com os conteúdos de ciências e algum interesse em relação a mesma, todavia com dificuldade de contexto. Com isto, são necessários novos estudos acerca da percepção dos estudantes com o intuito de colaborar com educadores da área e promover um ensino mais significativo.
Abstract: In view of the transformations that have occurred in society, it is necessary to understand the new configurations that teaching has taken in line with such changes. Science teaching in different aspects is the gateway for students to enter the most effective scientific context, however this stage can also represent students' withdrawal and lack of interest, whether due to the practice used or due to larger problems such as: infrastructure and lack of investment. In this sense, this work aims to analyze the conceptions of students in the 5th grade of Elementary School about science and scientists at a Public School in Humaitá, in state of Amazon, Brazil. Thus, how to understand the conceptions of 5th grade students about science and scientists in the educational context; in addition to promoting an intervention related to the context of science and what it means to be a scientist, and the process of knowledge production; and verify the effectiveness of the intervention in relation to the knowledge produced about science and scientists. The methodology has a qualitative approach, based on interventions using various methodological didactic strategies, using as a research instrument a questionnaire with open questions for students in a 5th grade of a elementary school class at a school in the city of Humaitá. The results were analyzed using Discursive Textual Analysis (ATD) described by Moraes and Galiazzi (2016). The research demonstrated that students are familiar with science content and have some interest in it, although with context difficulties. Therefore, new studies are needed on student perception in order to collaborate with educators in the area and promote more meaningful teaching.
Keywords: Ensino de Ciências
Ensino Fundamental
Conhecimento Científico
Educação
Ensino-Aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Humaitá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7904
metadata.dc.subject.controlado: Ciências (Ensino fundamental)
Ciência - Estudo e ensino
Ciência - Sociedades, etc. - Conhecimentos e aprendizagem
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LuizHenriqueNunes.pdf1,16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.