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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Identificação probabilística da capacidade de hospedagem de postos de recarga de veículos elétricos nas redes de subtransmissão da região metropolitana de Manaus sob critérios operativos da estabilidade de tensão.
metadata.dc.creator: Sousa, Luiz Eduardo Oliveira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Luiz Eduardo Sales e
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, : Luiz Eduardo Sales e
metadata.dc.contributor.advisor-co2: Ayres Junior, Florindo Antonio de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee1: Dias, Ozenir Farah da Rocha
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Camila Souza
metadata.dc.contributor.referee3: Heringer, Wesley Rodrigues
metadata.dc.description.resumo: A popularização de veículos elétricos é uma das soluções na tentativa de diminuir a emissão de gases de efeito estufa, apesar de ser um potencial ônus à redes elétricas despreparadas. A difusão deste meio de transporte embasada pelo crescimento do mercado apesar da pandemia de COVID-19 ressalta o apelo do produto e a transformação do cenário de mobilidade elétrica. O presente trabalho tem como objetivo analisar as condições de funcionamento da rede de substransmissão da região metropolitana de Manaus frente ao crescimento periódico de carga e a conexão de eletropostos. As métricas de análise utilizadas são a capacidade de hospedagem de eletropostos e a margem de estabilidade de tesão para um período decenal, via fluxo de carga continuado. Este método parte de um ponto de operação conhecido e de um passo de crescimento de carga para obter o ponto de máximo carregamento do sistema e o traçado da curva PV. Dessa forma, é possível avaliar a proximidade do ponto de operação ao ponto de máximo carregamento, o que se transfigura na margem de estabilidade de tensão. A capacidade de hospedagem é determinada valendo-se do ponto de máximo carregamento e indica a quantidade de eletropostos que podem ser conectados à rede. A variação do ponto de operação, da quantidade de eletropostos e o número de barras consideradas para conexão compõem os experimentos realizados com a finalidade de estressar o sistema e relevam que pontos específicos da rede de subtransmissão não estão preparados para suprir a crescente demanda por energia elétrica representada pelos postos de carregamento. A margem de estabilidade de tensão demonstra-se inversamente proporcional ao aumento periódico de carga e à quantidade de eletropostos conectados. A capacidade de hospedagem é diretamente afetada pelo crescimento periódico de carga e pelo ponto de máximo carregamento, fator limitante para a grandeza. Logo, evidencia-se a atenção que deve ser direcionada à infraestrutura elétrica vigente e o quanto o seu reforço deve ser encarado com atenção a fim de possibilitar o pleno funcionamento do sistema elétrico.
Abstract: The popularization of electric vehicles is one of the solutions aimed at reducing greenhouse gas emissions, despite posing a potential burden on unprepared electrical grids. The diffusion of this mode of transportation, driven by market growth despite the COVID-19 pandemic, underscores the appeal of the product and the transformation of the electric mobility landscape. This study aims to analyze the operational conditions of the subtransmission network in the metropolitan region of Manaus in light of periodic load growth and the connection of charging stations. The analytical metrics used are the hosting capacity of charging stations and the voltage stability margin over a ten-year period, via continuous load flow analysis. This method starts from a known operating point and a load growth step to obtain the maximum system loading point and the PV curve. This allows evaluating the proximity of the operating point to the maximum loading point, which translates into the voltage stability margin. Hosting capacity is determined based on the maximum loading point and indicates the number of charging stations that can be connected to the grid. The variation in the operating point, the number of charging stations, and the number of bars considered for connection constitute the experiments conducted to stress the system, revealing that specific points in the subtransmission network are unprepared to meet the increasing demand for electric power represented by charging stations. The voltage stability margin proves to be inversely proportional to the periodic increase in load and the number of charging stations connected. Hosting capacity is directly affected by the periodic load growth and the maximum loading point, a limiting factor for this magnitude. Thus, attention must be focused on the existing electrical infrastructure, and its reinforcement should be carefully considered to enable the full operation of the electrical system.
Keywords: Veículos elétricos
Margem de estabilidade de tensão
Capacidade de hospedagem
Região metropolitana de manaus
Curva pv
metadata.dc.subject.cnpq: ENGENHARIAS
ENGENHARIAS: ENGENHARIA ELETRICA: SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FT - Faculdade de Tecnologia
metadata.dc.publisher.course: Engenharia Elétrica – Eletrotécnica - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7912
metadata.dc.subject.controlado: Veículos elétricos - Manaus (AM)
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