Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7916
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Práticas didáticas no ensino de Física : um estado do conhecimento relacionado aos conteúdos de acústica no ensino médio e superior público
metadata.dc.creator: Miranda Filho, Amilson Monteiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Medeiros, Eliana de Macedo
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Tiago Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee2: Pacheco, Vanusa Bezerra
metadata.dc.description.resumo: A acústica é uma disciplina fundamental da Física, dedicada ao estudo das ondas sonoras e suas diversas aplicações no nosso dia a dia; desde a música produzida por instrumentos até a comunicação através do rádio e da fala humana. Além disso, é importante ressaltar que a acústica também é abordada em cursos de nível médio e superior, tanto em instituições públicas quanto privadas, assim, conhecer o que se vem sendo pesquisado sobre o tema é de suma importância. Dessa forma, o objetivo geral é mapear trabalhos científicos relacionados às metodologias utilizadas no ensino e aprendizagem dos conteúdos de acústica, em instituições de ensino médio e superior, publicados no período de 2014 a 2023. Dado a seguinte problemática “Qual são as contribuições dos artigos científicos para abordar as questões didáticas no ensino de acústica no ensino médio e superior, considerando a escassez de recursos atualizados, os métodos pedagógicos tradicionais e a necessidade de uma compreensão mais profunda e aplicável dos conceitos acústicos? Para isso, utilizamos o estado do conhecimento como procedimento metodológico, abordagem qualitativa e pesquisa exploratória de natureza básica. Realizamos uma busca na plataforma SCIELO no período de 2014 a 2023, resultando na localização de nove (9) artigos científicos relacionados ao tema. No entanto, os trabalhos encontrados sugerem a implementação de atividades em laboratórios que envolvam montagens experimentais, utilizando o violão, tubos e softwares. Ademais, também enfatizam a importância de explorar a relação entre Teoria e Prática, permitindo que os alunos apliquem os conceitos matemáticos relacionados à acústica. Concluímos, que a falta de abordagens didáticas e metodológicas específicas para o ensino de acústica no ensino médio é uma questão que pode servir de reflexão para futuras pesquisas. Muitos fenômenos que envolvem as ondas sonoras necessitam de tecnologias para serem mostrados. Por isso, consideramos fundamental incentivar a pesquisa e a elaboração de materiais didáticos que auxiliem no ensino de acústica no Ensino Médio e Superior.
Abstract: Acoustics is a fundamental discipline of Physics, dedicated to the study of sound waves and their various applications in our daily lives; from music produced by instruments to communication through radio and human speech. Furthermore, it is important to emphasize that acoustics is also addressed in secondary and higher education courses, both in public and private institutions. Therefore, knowing what has been researched on the subject is of utmost importance. Thus, the general objective of this article is to map scientific papers related to the methodologies used in the teaching and learning of acoustic content in secondary and higher education institutions, published from 2014 to 2023. Given the following problem: "What are the contributions behind the main didactic and experimental methodologies applied to acoustic content in secondary and higher education?" For this, we used the state of knowledge as a methodological procedure, a qualitative approach, and exploratory research of a basic nature. We conducted a search on the SCIELO platform from 2014 to 2023, resulting in the location of nine (9) scientific articles related to the topic. However, the works found suggest the implementation of activities in laboratories that involve experimental setups using the guitar, tubes, and software. Furthermore, they also emphasize the importance of exploring the relationship between theory and practice, allowing students to apply mathematical concepts related to acoustics. We conclude that the lack of specific didactic and methodological approaches to teaching acoustics in secondary education is an issue that can be improved. Many phenomena involving sound waves require technologies to be demonstrated. Therefore, we consider it crucial to encourage research and the development of didactic materials that assist in the teaching of acoustics in secondary and higher education.
Keywords: Laboratório
Ensino e aprendizagem.
Ensino de Física
Experimentação
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Coari
metadata.dc.rights: Acesso Embargado
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7916
metadata.dc.subject.controlado: Física - Experiências
Física - Estudo e ensino
Física - Conhecimentos e aprendizagem
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ITEM INDISPONÍVEL - Solicite cópia (5).pdf82,17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.