Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7917
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Sentidos atribuídos à estratégia de redução de danos por estudantes de psicologia: discussões e vivências durante a formação |
metadata.dc.creator: | Reis, Gabriela Carvalho dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Ferreira, Breno de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Passos, Robert Filipe dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Dantas, Fábio Herique Almeida |
metadata.dc.contributor.referee3: | Tavares, Enio de Souza |
metadata.dc.description.resumo: | A Redução de Danos é uma estratégia de cuidado em saúde que pode ser aplicada para atender à crescente demanda de indivíduos e coletivos que fazem uso de substâncias e que chegam aos serviços da rede psicossocial e de saúde mental. Esse cenário exige que a Psicologia, enquanto ciência e profissão, aprimore e expanda seus saberes e práticas desde a formação acadêmica, a fim de fornecer formas éticas de cuidar em liberdade. Diante desse contexto, esta pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e compreensiva-interpretativa, objetiva compreender os sentidos atribuídos à estratégia de Redução de Danos. Investigamos o histórico de vivências acadêmicas e refletimos sobre a prática dessa abordagem por meio de um grupo focal realizado com 10 estudantes da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. Os dados, interpretados segundo o Método de Interpretação de Sentidos, revelaram diversas e frágeis concepções sobre a estratégia, além de importantes reflexões sobre a formação universitária nesta instituição pública. |
Abstract: | Harm Reduction is a health care strategy that can be applied to address the growing demand from individuals and groups who use substances and access psychosocial and mental health services. This scenario requires Psychology, as both a science and profession, to enhance and expand its knowledge and practices starting from academic training, in order to provide ethical ways of caring in freedom. In this context, this qualitative, descriptive, and comprehensive-interpretive study aims to understand the meanings attributed to the Harm Reduction strategy. We investigated the history of academic experiences and reflected on the practice of this approach through a focus group conducted with 10 students from the Faculty of Psychology at the Federal University of Amazonas. The data, interpreted according to the Method of Interpretation of Meanings, revealed diverse and fragile conceptions about the strategy, as well as important reflections on the university education at this public institution. It is hoped that this research will assist in expanding debates on the topic within the university, contributing to the teaching and research in Health Psychology, and fostering the development of effective training strategies in the context of people who use substances. |
Keywords: | Redução do dano Formação acadêmica Política de saúde Assistência à saúde mental |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FAPSI - Faculdade de Psicologia |
metadata.dc.publisher.course: | Psicologia – Formação de Psicólogo - Bacharelado - Manaus |
Citation: | REIS, Gabriela Carvalho dos. Sentidos atribuídos à estratégia de redução de danos por estudantes de psicologia: discussões e vivências durante a formação. 2024. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7917 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_GabrielaReis.pdf | 8,23 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.