Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7920
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Avaliação da consciência ambiental no consumo de marcas dos discentes de administração da UFAM
metadata.dc.creator: Pereira, Catarina Pinto
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza Júnior, Armando Araújo de
metadata.dc.contributor.referee1: Moraes, Ana Flávia de Moraes
metadata.dc.contributor.referee2: Mendes, Sérgio Augusto Torres
metadata.dc.description.resumo: Com a crescente demanda de catástrofes ambientais e a alta exploração dos recursos naturais renováveis e não renováveis em prol do desenvolvimento econômico, é importante abordar com mais afinco as questões ambientais, e fomentar uma cultura mais sustentável em favor da preservação do meio-ambiente. A partir desta problemática, o presente estudo tem como objetivo mensurar o nível de consciência ambiental dos alunos a partir de seus hábitos e intenções no ato de consumo. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa descritiva com 135 discentes da Universidade Federal do Amazonas (campus Manaus), do curso de Administração. Através dos resultados obtidos no questionário, foi possível notar que os universitários têm adotado comportamentos sustentáveis em suas escolhas de consumo, e estão compromissados em continuar a praticá-los com mais afinco no futuro. Todavia, em alguns aspectos foi possível observar relutâncias e contradições, que podem estar associados a diversos fatores que implicam no bloqueio de hábitos que possam se configurar como efetivamente sustentáveis.
Abstract: With the growing demand for environmental catastrophes and the high exploitation of renewable and non-renewable natural resources in favor of economic development, it is important to address environmental issues more diligently and foster a more sustainable culture in favor of environmental preservation. From this problem, the present study aims to measure the level of environmental awareness of students based on their habits and intentions in consumption. For this purpose, a descriptive quantitative research was conducted with 135 students from the Federal University of Amazonas (Manaus campus), from the Administration course. Through the results obtained in the questionnaire, it was possible to notice that the students have adopted sustainable behaviors in their consumption choices and are committed to continue practicing them more diligently in the future. However, in some aspects, reluctances and contradictions were observed, which may be associated with various factors that imply the blocking of habits that could be effectively sustainable.
Keywords: Consciência ambiental
Consumo
Sustentabilidade
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS: ADMINISTRAÇÃO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FES - Faculdade de Estudos Sociais
metadata.dc.publisher.course: Administração - Bacharelado - Manaus
Citation: PEREIRA, Catarina Pinto. Avaliação da consciência ambiental no consumo de marcas dos discentes de Administração da UFAM. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7920
metadata.dc.subject.controlado: Comportamento do consumidor - Aspectos ambientais
Jovens como consumidores
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_CatarinaPereira.pdf554,3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.