Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7923
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O desenho como instrumento pedagógico: uma investigação em duas escolas públicas no município de Tabatinga - AM
metadata.dc.creator: Saldanha, Leilane de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Villian Cruz da
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Jarliane da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Campos, Sebastião Melo
metadata.dc.description.resumo: O Trabalho de Conclusão de Curso tem como finalidade principal apresentar os dados obtidos por meio de uma pesquisa sobre a importância do desenho na pratica escolar em duas escolas no município de Tabatinga- AM. Tendo como objetivo compreender como o desenho pode auxiliar no desenvolvimento infantil, bem como as etapas do mesmo segundo autores contemporâneos, com objetivos específicos que é verificar como os professores ministram o ensino de artes, Estudar os rabiscos das crianças, fazer uma breve interação com elas, pequenas oficinas, para que elas exponham seus desenhos e expliquem o que significam e entender as etapas do desenvolvimento infantil. Os principais autores que fundamentaram essa pesquisa foram Lowenfeld (1976), Luquet (1969), Bombonato, Farago (2016) apud Ialverberg (1989), Edith Derdyk (1989), Oliveira (1943), Figueiredo e Souza (2008) dentre outros. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Jose Carlos Mestrinho e na Creche Municipal Dom Alcimar Caldas Magalhaes, com as turmas do Pré I, Pré II e Maternal III. A partir da pesquisa qualitativa, usamos a observação participante como instrumento de coleta de dados em sala de aula no campo de pesquisa. Tendo como instrumentos de coletas de dados uma roda de conversas em que foi contado histórias infantis e em seguida a oficina de desenhos onde as crianças puderam fazer seus desenhos e garatujas e o questionário que foi aplicado as professoras de ambas escolas contendo 5 (cinco) perguntas curtas e diretas. Com resultados alcançados sobre o pensamento das professoras em relação ao desenho e sua importância para o desenvolvimento infantil e os desenhos das crianças mostrando suas maneiras de percepção do mundo a sua volta.
Abstract: El objetivo principal del Trabajo de Conclusión del Curso es presentar los datos obtenidos a través de la investigación sobre la importancia del dibujo en la práctica escolar en dos escuelas de la ciudad de Tabatinga-AM. Pretendiendo comprender cómo el dibujo puede ayudar en el desarrollo infantil, así como las etapas del dibujo según autores contemporáneos, con objetivos específicos que son verificar cómo los docentes enseñan las artes, estudiar los garabatos de los niños, tener una breve interacción con ellos, pequeños talleres, para que puedan exponer sus dibujos y explicar lo que significan y comprender las etapas del desarrollo infantil. Los principales autores que sustentaron esta investigación fueron Lowenfeld (1976), Luquet (1969), Bombonato, Farago (2016) apud Ialverberg (1989), Edith Derdyk (1989), Oliveira (1943), Figueiredo y Souza (2008), entre otros. La investigación se realizó en la Escola Municipal José Carlos Mestrinho y en la Creche Municipal Dom Alcimar Caldas Magalhaes, en las clases Pre I, Pre II y Nursery III. Con base en una investigación cualitativa, utilizamos la observación participante como instrumento de recolección de datos en el aula en el campo de investigación. Teniendo como instrumentos de recolección de datos un círculo de conversación en el que se contaron cuentos de los niños y luego el taller de dibujo donde los niños pudieron realizar sus dibujos y garabatos y el cuestionario que se aplicó a los docentes de ambos colegios que contenía 5 (cinco) preguntas cortas y directas. Con resultados alcanzados sobre el pensamiento de los docentes en relación al dibujo y su importancia para el desarrollo infantil y los dibujos de los niños mostrando sus formas de percibir el mundo que los rodea.
Keywords: Arte
Desenho
Desenvolvimento infantil
Educação infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7923
metadata.dc.subject.controlado: Arte na educação
Artes e crianças
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LeilaneSaldanha.pdf1,34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.