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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Metaverso como novo paradigma de mercado: avaliação do potencial do ambiente virtual para experiências de consumo e interação com produtos
Other Titles: Metaverse as a new market paradigm: evaluation of the potential of the virtual environment for consumption experiences and interaction with products
metadata.dc.creator: Calmont, Ester Figueiredo da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza Júnior, Armando Araújo de
metadata.dc.contributor.referee1: Moraes, Ana Flávia de Moraes
metadata.dc.contributor.referee2: Mendes, Sérgio Augusto Torres
metadata.dc.description.resumo: O Metaverso representa uma realidade virtual compartilhada que está surgindo com a possibilidade de proporcionar oportunidades em diversos setores, incluindo entretenimento, educação e comércio. Com o surgimento de novas tecnologias, tornou-se fundamental incentivar a discussão acerca da utilização do Metaverso e suas ramificações, ao mesmo tempo em que estabelece uma questão para que pesquisadores e acadêmicos possam aprofundar suas investigações sobre o assunto. Com isso, o estudo em questão teve como objetivo avaliar o Metaverso como um novo paradigma do mercado e consumo digital. Nesse interim, foi realizado uma pesquisa quantitativa, que contou com 108 participantes diversos, visando capturar uma variedade de perspectivas em um contexto amplo. Os resultados apresentaram um crescente interesse e prontidão para explorar essa emergente dimensão digital, embora existam também posturas críticas em relação ao Metaverso, considerando atentamente tanto seus potenciais benefícios quanto seus riscos.
Abstract: The Metaverse represents a shared virtual reality that is emerging with the possibility of providing opportunities in diverse sectors, including entertainment, education and commerce. With the emergence of new technologies, it has become essential to encourage discussion about the use of the Metaverse and its ramifications, while at the same time establishing a question so that researchers and academics can deepen their investigations on the subject. Therefore, the study in question aimed to evaluate the Metaverse as a new paradigm of the digital market and consumption. In the meantime, quantitative research was carried out, involving 108 diverse participants, aiming to capture a variety of perspectives in a broad context. The results showed a growing interest and readiness to explore this emerging digital dimension, although there are also critical stances towards the Metaverse, carefully considering both its potential benefits and its risks.
Keywords: Metaverso
Mercado digital
Consumo digital
Marketplace
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FES - Faculdade de Estudos Sociais
metadata.dc.publisher.course: Administração - Bacharelado - Manaus
Citation: CALMONT, Ester Figueiredo da Silva. Metaverso como novo paradigma de mercado: avaliação do potencial do ambiente virtual para experiências de consumo e interação com produtos. 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7925
metadata.dc.subject.controlado: .
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