Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7927
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Utilizando experimento investigativo para ensinar ácidos e bases numa escola pública no município de Apuí - AM |
metadata.dc.creator: | Patrício, Juliana dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Menezes, Jorge Almeida de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Soares, José Maria |
metadata.dc.contributor.referee2: | Gomes, José Martins |
metadata.dc.description.resumo: | Sabemos que o ensino de Química necessita está em constante atualização devido aos avanços que acontecem na sociedade e, o quanto estes impactam em nosso cotidiano. Com isso, o docenteprecisa estar atento a essa realidade e buscar sempre uma formação continuada e constante, para que assim possa proporcionar aos seus alunos uma aprendizagem que contextualize o saber científico com o saber tradicional. Desse modo, o presente trabalho teve por objetivo utilizar como recurso metodológico o experimento por investigação para ensinar ácidos e bases para os alunos do Ensino Médio (EM). Este etudo foi de natureza qualitativa e consistiu na aplicação de questionários antes e após a realização da experimentação para a avaliação da aprendizagem. Os resultados do questionário prévio revelaram que os alunos sabiam pouco sobre os temas ácidos e bases e quase não conheciam exemplos. Após as atividades de experimentação, os alunos demonstraram maior conhecimento, interesse e motivação pelos temas, indicando eficácia na realização da atividade prática. Ao final, concluímos que a abordagem teve um resultado satisfatório para ensinar sobre sobre conteúdos químicos, bem como se mostrou uma estratégia valiosa que pode ser empregada com outros assuntos e em outras escolas da rede pública de ensino. |
Abstract: | We know that Chemistry teaching needs constant updates due to advances that happen in society and how much they impact our daily lives. Therefore, teachers need to be aware of this reality and always seek training continued and constant, so that you can provide your students with a learning that contextualizes scientific knowledge with traditional knowledge. Thus,The present work aimed to use the experiment as a methodological resource by investigation to teach acids and bases to high school students (EM). This one The study was qualitative in nature and consisted of applying questionnaires before and after the carrying out experimentation to evaluate learning. The results of previous questionnaire revealed that students knew a little about the topics acids and acids bases and knew almost no examples. After the experimental activities, the students demonstrated greater knowledge, interest and motivation in the topics, proportion effectiveness in carrying out the practical activity. In the end, we concluded that the approach had an overwhelming result for teaching about chemical contents as well as whether showed a valuable strategy that can be used with other subjects and in other schools in the public education network. |
Keywords: | Ácidos e bases Experimento investigativo Metodologia ativa Ensino de química |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá) |
metadata.dc.publisher.course: | Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Humaitá |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7927 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_JulianaPatrício.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.