Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7928
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Intervenções afirmativas em terapia cognitivo-comportamental com pessoas LGBTQIA+: revisão integrativa
Other Titles: Affirmative interventions in cognitive-behavioral therapy with LGBTQIA+ people: an integrative review
metadata.dc.creator: Souza, Jéssica da Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Leitão, Consuelena Lopes
metadata.dc.contributor.referee2: Farias, Rodrigo Serrão de
metadata.dc.description.resumo: Pessoas LGBTQIA+ estão mais propensas a apresentar desfechos negativos na saúde mental, visto que são expostas a estressores de maneira precoce e crônica, o que as tornam vulneráveis socialmente. Diante o exposto, para ofertar um atendimento respeitoso e eficaz às pessoas LGBTQIA+, cabe ao psicólogo, além de não adotar práticas patologizantes e estigmatizantes, possuir uma postura afirmativa que auxilie os clientes em seu sofrimento. Nesse contexto, o presente estudo objetiva identificar quais as evidências científicas acerca das intervenções afirmativas em Terapia Cognitivo-Comportamental com pessoas LGBTQIA+. Trata-se de um estudo bibliográfico do tipo revisão integrativa da literatura, o qual se propôs a avaliar estudos empíricos publicados em bases de dados indexadas PubMed, PsycInfo, Embase, Web of Science e nas bibliotecas BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) e Cochrane. Foram incluídos oito artigos que descrevem intervenções afirmativas em Terapia Cognitivo-Comportamental com pessoas pertencentes à comunidade LGBTQIA+, os quais subsidiaram a presente revisão. As principais intervenções inclusas neste estudo, dialogam entre si e possuem base empírica e científica em seus fundamentos, uma vez que estão condizentes com estudos científicos que abordam sobre o tema. As pesquisas analisadas, mesmo com resultados majoritariamente pouco significativos, ainda sim, são promissoras, potencialmente eficazes, viáveis e aceitáveis como um todo.
Abstract: LGBTQIA+ people are more likely to have negative mental health outcomes, as they are exposed to stressors early and chronically, which makes them socially vulnerable. Given the above, in order to provide respectful and effective care to LGBTQIA+ people, it is up to the psychologist, in addition to not adopting pathologizing and stigmatizing practices, to have an affirmative stance that helps clients with their suffering. In this context, this study aims to identify the scientific evidence on affirmative interventions in Cognitive-Behavioral Therapy with LGBTQIA+ people. This is a bibliographic study of the integrative literature review type, which aimed to evaluate empirical studies published in the indexed databases PubMed, PsycInfo, Embase, Web of Science and the VHL (Virtual Health Library) and Cochrane libraries. Eight articles describing affirmative interventions in Cognitive-Behavioral Therapy with people belonging to the LGBTQIA+ community were included in this review. The main interventions included in this study are in dialogue with each other and have an empirical and scientific basis, as they are consistent with scientific studies on the subject. The research analyzed, even with mostly insignificant results, is still promising, potentially effective, feasible and acceptable as a whole.
Keywords: Terapia cognitivo-comportamental
Psicoterapia afirmativa
Intervenções
Pessoas LGBTQIA+
Cognitive-behavioral therapy
Affirmative psychotherapy
Interventions
LGBTQIA+ people
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FAPSI - Faculdade de Psicologia
metadata.dc.publisher.course: Psicologia – Formação de Psicólogo - Bacharelado - Manaus
Citation: SOUZA, Jéssica da Costa. Intervenções afirmativas em terapia cognitivo-comportamental com pessoas LGBTQIA+: revisão integrativa. 2024. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7928
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_JessicaSouza.pdf536,57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.