Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7933
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O trabalho do assistente social na educação inclusiva na Secretaria Municipal de Educação de Parintins/AM
Other Titles: The work of the social worker in inclusive education at the Municipal Department of Education of Parintins/AM
metadata.dc.creator: Fonseca, Samuele Simas Abecassis
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Sarah Thays Nascimento
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Leiliane Amazonas da
metadata.dc.contributor.referee2: Sousa, Isadora Lima de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho aborda a relação entre serviço social e educação inclusiva e tem como objetivo fornecer um panorama da realidade do trabalho do assistente social na educação inclusiva no município de Parintins dos alunos na rede de educação regular. A política educacional é um direito social fundamental que proporciona oportunidades educacionais sobre questões importantes que enfrentam a realidade da sociedade, e o ambiente escolar é uma importante instituição pública que deve contribuir para a mudança social. A educação inclusiva tem como objetivo que todos os alunos devem aprender juntos nas escolas regulares, independente das dificuldades e/ou diferenças respeitando assim a declaração de Salamanca. A profissão de Serviço Social é pautada na luta de classes, sendo um dos objetivos desse trabalho a questão social, a necessidade de igualdade de direitos e melhora na qualidade de vida das pessoas. Diante deste contexto da problemática relacionadas sobre a importância do trabalho do assistente social na educação inclusiva, o presente trabalho tem por objetivo geral, conhecer o trabalho desenvolvido do assistente social na secretaria de educação, para isso foi traçado os seguintes objetivos específicos: Identificar o trabalho do assistente social na área da educação inclusiva; Mapear ações desenvolvidas pelo assistente social na educação inclusiva na secretaria municipal de educação; Averiguar as possibilidades e os desafios do assistente social para o processo de promoção da educação inclusiva junto as escolas municipais. Tratou-se de uma pesquisa bibliográficas, documental e estudo de campo.
Abstract: This work addresses the relationship between social services and inclusive education and aims to provide an overview of the reality of social workers' work in inclusive education in the municipality of Parintins for students in the regular education network. Educational policy is a fundamental social right that provides educational opportunities on important issues facing society, and the school environment is an important public institution that must contribute to social change. Inclusive education aims to ensure that all students learn together in regular schools, regardless of difficulties and/or differences, thus respecting the Salamanca declaration. The profession of Social Service is based on class struggle, with one of the objectives of this work being social issues, the need for equal rights and improvements in people's quality of life. Given this context of issues related to the importance of the social worker's work in inclusive education, the general objective of this work is to understand the work carried out by the social worker in the education department, for which the following specific objectives were outlined: Identify the work the social worker in the area of inclusive education; Map actions developed by the social worker in inclusive education at the municipal education department; Investigate the possibilities and challenges of social workers in the process of promoting inclusive education in municipal schools. It was a bibliographical, documentary research and field study.
Keywords: Educação Inclusiva
Semed
Serviço Social
Parintins-AM
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Serviço Social - Bacharelado - Parintins
Citation: FONSECA, Samuele Simas Abecassis. O trabalho do assistente social na educação inclusiva na Secretaria Municipal de Educação de Parintins/AM. 2024. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas, Parintins, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7933
metadata.dc.subject.controlado: .
.
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_SamueleFonseca.pdf1,14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.