Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7936
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | Motivação e satisfação dos discentes estagiários do curso de administração da UFAM em instituições públicas |
metadata.dc.creator: | Nascimento, Carla Regina Reis do |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Souza Júnior, Armando Araújo de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Moraes, Ana Flávia de Moraes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Mendes, Sérgio Augusto Torres |
metadata.dc.description.resumo: | Motivar e garantir a satisfação de todos os indivíduos dentro das organizações públicas são condições favoráveis para o funcionamento desses órgãos públicos. Os estagiários estão incluídos nesse capital humano capaz de contribuir para o desenvolvimento dessas instituições, de modo que suas experiências são importantes para o alcance dos objetivos de todos os sujeitos envolvidos nessa relação. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a motivação e satisfação dos discentes estagiários do curso de administração da Universidade Federal do Amazonas em instituições públicas localizadas na cidade de Manaus. Para essa finalidade, foi realizada uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva, as informações foram coletadas por meio de entrevistas com alunos do curso de administração da Faculdade de Estudos Sociais da UFAM, cujos dados foram tratados por uma análise de conteúdo. Os resultados apontam motivações e satisfações favoráveis para a maioria dos alunos entrevistados, resultantes de diversas medidas adotadas dentro do ambiente organizacional das instituições públicas que receberam os discentes do Curso de Administração para realizarem os seus estágios. Além disso, os discentes destacam a importância do alinhamento da grade curricular do curso com o que as instituições públicas esperam desses estagiários, de modo que a experiência do estágio seja conveniente para todas as partes. |
Abstract: | Motivating and ensuring the satisfaction of all individuals within public organizations are favorable conditions for the functioning of these public bodies. Interns are included in this human capital capable of contributing to the development of these institutions, so their experiences are important for achieving the objectives of all subjects involved in this relationship. Therefore, the objective of this research was to evaluate the motivation and satisfaction of interns studying the administration course at the Federal University of Amazonas in public institutions located in the city of Manaus. For this purpose, qualitative research of a descriptive nature was carried out, the information was collected through interviews with students from the administration course at the Faculty of Social Studies at UFAM, whose data were treated by content analysis. The results point to favorable motivations and satisfactions for the majority of students interviewed, resulting from various measures adopted within the organizational environment of public institutions that received students from the Administration Course to carry out their internships. Furthermore, students highlight the importance of aligning the course curriculum with what public institutions expect from these interns, so that the internship experience is convenient for all parties. |
Keywords: | Estágio curricular Curso de administração Administração pública |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FES - Faculdade de Estudos Sociais |
metadata.dc.publisher.course: | Administração - Bacharelado - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7936 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_CarlaNascimento.pdf | 454,58 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.