Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7941
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: As implicações pedagógicas dos brinquedos e brincadeiras no desenvolvimento integral de crianças do pré-I em uma instituição do município de Benjamin Constant-AM
metadata.dc.creator: Simão, Bruna Cruz
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Villiam Cruz da
metadata.dc.contributor.referee1: Coelho, Maria Auxiliadora dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Campos, Sebastião Melo
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia configura-se como uma produção de caráter científico que objetivou analisar as implicações pedagógicas dos brinquedos e brincadeiras no desenvolvimento integral de crianças em uma instituição do município de Benjamin Constant, Amazonas. Os brinquedos e as brincadeiras são muito importantes no mundo educativo escolar das crianças pois facilita-se no ensino de aprendizagem e desenvolvimento infantil das crianças. Com o uso dos brinquedos e das brincadeiras, elas desenvolvem vários fatores positivos no seu desenvolvimento Infantil e Integral. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa é analisar as implicações didáticas pedagógicas do uso de brinquedos e brincadeiras para o desenvolvimento integral das crianças da educação infantil nas turmas do pré- I. buscou-se Identificar os brinquedos e brincadeiras que a instituição escolar dispões para os professores da educação infantil; conhecer se o planejamento escolar da educação infantil garante práticas que envolvem os brinquedos e as brincadeiras; e Pretende-se verificar as práticas /metodologia dos professores com os brinquedos e brincadeiras na pré- escolar. Está pesquisa realizouse, Através de uma revisão bibliográfica, trazendo contribuição de alguns autores e leis que foram fundamentais para pesquisa o objeto de estudo, os métodos deste trabalho de pesquisa foram definidos para pesquisar mas afundo sobre o objeto de estudo, que tiveram os caminhos metodológicos, pela pesquisa de campo, levantamento bibliográfico, e como instrumento de coleta de dados foram a observação participante e questionários aplicados para professores das turmas do pré-I. Percebeu-se que através do brincar com os brinquedos e brincadeiras a criança adquire conhecimento de uma forma prazerosa e interessante, garantindo a motivação necessária para se ter uma boa aprendizagem e seu desenvolvimento Infantil. Com base na análise feita, é possível concluir que os brinquedos e brincadeiras são fundamental na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças na educação infantil, pois dependem uma da outra para obter êxito no processo educativo de cada criança.
Abstract: Este trabajo de finalización de curso en Pedagogía es una producción científica que tiene como objetivo analizar las implicações pedagógicas de los juguetes y juegos en el desarrollo integral de los niños en una institución del municipio de Benjamín Constant, Amazonas. Los juguetes y los juegos son muy importantes en el mundo educativo de las escuelas infantiles, ya que facilitan la enseñanza, el aprendizaje y el desarrollo de los niños. Con el uso de juguetes y juegos, ellos desarrollan diversos factores positivos en su infancia y desarrollo integral. Por lo tanto, el objetivo general de esta investigación es analizar las implicaciones didácticas y pedagógicas del uso de juguetes y juegos para el desarrollo integral de los niños en las clases de preescolar. Para ello, se buscó identificar los juguetes y juegos que la escuela proporciona a los profesores de preescaolar; averiguar si la planificación escolar de la educación preescolar garantiza prácticas que involucren juguetes y juegos; y verificar las prácticas/metodologia de los profesores con juguetes y juegos en preescolar. Esta investigación se llevó a cabo a través de una revisión bibliográfica, trayendo aportes de algunos autores y leyes que fueron fundamentales para investigar el objeto de estudio, se definieron los métodos de este trabajo de investigación para profundizar en el objeto de estudio, que tuvo los caminos metodológicos, esta investigación del campo bibliográfica, El instrumento de recogida de datos fue la observación participante y los cuestionarios aplicados a los profesores de las clases de preescolar. Se constató que, a través del juego con juguetes y juegos, los niños adquieren conocimientos de forma placentera e interesante, garantizando la motivación necesaria para un buen aprendizaje y desarrollo infantil. A partir del análisis realizado, es posible concluir que los juguetes y los juegos son fundamentales para el aprendizaje y el desarrollo de los niños en la educación infantil, porque dependen unos de otros para tener éxito en el proceso educativo de cada niño.
Keywords: Crianças
Brinquedos
Brincadeiras
Educação infantil
Práticas pedagógicas
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7941
metadata.dc.subject.controlado: .
.
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_BrunaSimão.pdf2,73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.