Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7943
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O conteúdo de botânica nos livros didáticos: uma análise após a Base Nacional Comum Curricular
metadata.dc.creator: Diogo, Kayllan Virgilio Aleixo
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Viviane Vidal da
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Renato Abreu
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Rúbia Darivanda da Silva
metadata.dc.description.resumo: O ensino de Botânica é um ramo da biologia que estuda as plantas, mas, que é marcado por dificuldades no engajamento em aula. Tento o desinteresse e o distanciamento dos alunos, por proporcionar um conteúdo fazendo por interessante, além da falta de relacionar com cotidiano dos seres humanos com as plantas. Consequentemente, os livros didáticos compreendem a importância do auxílio nas salas de aula, pois além de auxiliar na construção do ensino-aprendizagem, sua interpelação pode ajudar os estudantes a perceberem o conteúdo e correlacionar com o cotidiano através de observações. Nesse argumento, o objetivo desse trabalho foi realizar uma analisar dos conteúdos de botânica em livros didáticos de biologia do ensino médio em escolas públicas de Humaitá - AM. Em vista disso foram analisado dois livros didáticos, sendo um livro aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2021 e outro sendo criado com a colaboração de professores focado no exame ENEM, tomado como base de critério avaliativo: Conteúdo teórico, Ilustrações, Atividade Propostas, Atividades práticas, conteúdo complementares. Observado os resultados, Mesmo o livro multiverso: ciências da natureza: ciência, sociedade e ambiente: ensino médio, contar com a publicação sobre a PNLD, e o Acerta + ENEM ter sido feito através de colaboração de professores, focado para o Exame, os dois livros apresentaram parte do conteúdo teórico dos grupos de plantas desatualizado ou incompleto, com redução de conceitos e características.
Abstract: Botany teaching is a branch of biology that studies plants, but which is marked by difficulties in engaging in class. I try to keep the students from being disinterested and distant, by providing content that is interesting, in addition to the lack of relating to the daily lives of human beings and plants. Consequently, textbooks understand the importance of helping in classrooms, as in addition to helping to build teaching-learning, their interpellation can help students to perceive the content and correlate it with everyday life through observations. In this argument, the objective of this work was to carry out an analysis of the botany contents in high school biology textbooks in public schools in Humaitá - AM. In view of this, two textbooks were analyzed, one of which was approved by the National Textbook Program (PNLD) 2021 and the other being created with the collaboration of teachers focused on the ENEM exam, taken as the basis of evaluation criteria: Theoretical Content, Illustrations, Activity Proposals, Practical activities, complementary content. Observing the results, even the multiverse book: natural sciences: science, society and environment: high school, having the publication on the PNLD, and the Acerta + ENEM having been done through collaboration of teachers, focused on the Exam, the two books presented part of the theoretical content of the groups of plants that was outdated or incomplete, with a reduction of concepts and characteristics.
Keywords: Ensino de biologia
Ensino de botânica
BNCC
Botany teaching
Botany teaching
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Humaitá
Citation: DIOGO, Kayllan Virgílio Aleixo. O conteúdo de botânica nos livros didáticos: uma análise após a Base Nacional Comum Curricular. 2024. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7943
metadata.dc.subject.controlado: .
.
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_KayllanDiogo.pdf16,85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.