Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7946
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Elaboração e validação de conteúdo do Questionário de Preferências Pedagógicas para a Aprendizagem Esportiva (QPPAE)
metadata.dc.creator: Sena, Ana Karolina Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Leonardo, Lucas
metadata.dc.contributor.referee1: Krahenbühl, Tathyane
metadata.dc.contributor.referee2: Machado, João Cláudio Braga Pereira
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste estudo foi elaborar e validar preliminarmente um instrumento de pesquisa, em formato de questionário, para avaliar as preferências pedagógicas para a aprendizagem esportiva de alunos(as)/atletas jovens e adultos(as) envolvidos(as) em programas esportivos organizados. Trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza mista (qualitativa e quantitativa), que foi estruturada e desenvolvida em três etapas: 1) Revisão Narrativa de bibliografia; 2) Elaboração dos indicadores e 3) Validação dos indicadores por peritos em Pedagogia do Esporte. O instrumento foi avaliado quanto à clareza de linguagem, pertinência prática, relevância teórica e dimensão teórica. Os dados foram recolhidos e submetidos a uma análise estatística para o cálculo do coeficiente de validade de conteúdo (CVC) para determinar a validação do conteúdo e análise de concordância Kappa. Os resultados apresentam médias superiores ao valor de corte (0.80) em todos os critérios, obtendo 0,965 em clareza de linguagem, 0,959 em pertinência prática, 0,961 em relevância teórica e para a dimensão teórica os indicadores obtiveram o valor geral de 0,86 no coeficiente Kappa, apresentando um nível de concordância classificado como quase perfeito. Depreende-se, portanto, que os indicadores elaborados são capazes de avaliar as preferências pedagógicas de alunos(as)/atletas. Além disso, é importante destacar que o propósito deste instrumento não é limitar os indivíduos do processo a uma terminologia epistemológica específica, mas sim ampliar as perspectivas, proporcionando uma compreensão mais profunda da natureza das ações e intervenções pedagógicas voltadas para o ensino de esportes.
Abstract: The aim of this study was to develop and preliminarily validate a research instrument, in the form of a questionnaire, to assess pedagogical preferences for sports learning among young and adult students/athletes involved in organized sports programs. This was a descriptive research of mixed nature (qualitative and quantitative), structured and developed in three stages: 1) Narrative literature review; 2) Development of indicators; and 3) Validation of indicators by experts in Sports Pedagogy. The instrument was evaluated for language clarity, practical relevance, theoretical relevance, and theoretical dimension. Data were collected and subjected to statistical analysis to calculate the Content Validity Coefficient (CVC) to determine content validation and Kappa agreement analysis. Results showed means above the cutoff value (0.80) for all criteria, with clarity of language at 0.965, practical relevance at 0.959, and theoretical relevance at 0.961. For the theoretical dimension, the indicators obtained an overall value of 0.86 on the Kappa coefficient, indicating a level of agreement classified as almost perfect. It is inferred, therefore, that the developed indicators are capable of assessing pedagogical preferences of students/athletes. Furthermore, it is important to highlight that the purpose of this instrument is not to confine individuals within a specific epistemological terminology, but rather to broaden perspectives, providing a deeper understanding of the nature of pedagogical actions and interventions aimed at sports education.
Keywords: Validação de conteúdo
Teorias do conhecimento
Modelos de ensino
Pedagogia do esporte
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
metadata.dc.publisher.course: Educação Física - Licenciatura - Manaus
Citation: SENA, Ana Karolina Silva. Elaboração e validação de conteúdo do Questionário de Preferências Pedagógicas para a Aprendizagem Esportiva (QPPAE). 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7946
metadata.dc.contributor.grupo-pesquisa: LAPESP - Laboratório de Pedagogia do Esporte
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AnaKarolinaSena.pdf314,3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.