Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7961
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Projeções de carreira dos estudantes do curso de Administração da Universidade Federal do Amazonas |
metadata.dc.creator: | Melo, Dessana Kapotyra Bruce |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Moraes, Ana Flávia de Moraes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza Júnior, Armando Araújo de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Guimarães, Maria da Gloria Vitório |
metadata.dc.contributor.referee3: | Mendes, Sérgio Augusto Tôrres |
metadata.dc.description.resumo: | Este estudo avalia a compreensão e o planejamento de carreira dos estudantes de Administração da UFAM em meio às transformações do mercado de trabalho, especialmente afetado pela pandemia de COVID-19, evidenciando a precarização das condições laborais e o aumento da vulnerabilidade dos trabalhadores. Dividido em duas seções principais, o trabalho aborda o cenário atual do mercado de trabalho brasileiro e a relevância do plano de carreira para os profissionais. Por outro lado, o plano de carreira é discutido como uma ferramenta para orientar os indivíduos na busca pela autorrealização e satisfação profissional. A pesquisa segue a lógica qualitativa descritiva com aplicação de questionário, respondido por 120 estudantes de administração. Foi analisado o que está integrado com o planejamento de carreira e como esses indivíduos encontram se ingressos no mercado. A pandemia de COVID-19 emergiu como um fator crucial que impactou o desenvolvimento profissional dos estudantes, levando a um replanejamento de suas carreiras. Concluiu-se a importância do apoio institucional, como o fornecido pela UFAM, na orientação e preparação dos estudantes para a ocupação laboral, como estão se preparando para ingressar ou se aprimorar nele, fica evidente que a pandemia de COVID-19 teve um impacto significativo nas percepções e planos de carreira |
Abstract: | This study analyzes the understanding and career planning of UFAM Administration students amid changes in the job market, especially affected by the COVID-19 pandemic and the 2017 Labor Reform, highlighting the precariousness of working conditions and increased vulnerability. of the workers. Divided into two main sections, the work addresses the current scenario of the Brazilian job market and the relevance of the career plan for professionals. On the other hand, the career plan is discussed as a tool to guide individuals in the search for self-realization and professional satisfaction. The research follows qualitative descriptive logic with the application of a questionnaire, answered by administration students. We analyzed what is integrated with career planning and how these individuals are already employed. The COVID-19 pandemic has emerged as a crucial factor that has impacted students' professional development, leading to a re-planning of their careers. The importance of institutional support, such as that provided by UFAM, in the guidance and preparation of students for employment, as they are preparing to enter or improve in it, was concluded. It is clear that the COVID-19 pandemic had a significant impact in perceptions and career plans. |
Keywords: | Mercado de trabalho Pandemia de COVID-19 Planejamento de carreira Administração |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FES - Faculdade de Estudos Sociais |
metadata.dc.publisher.course: | Administração - Bacharelado - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7961 |
metadata.dc.subject.controlado: | COVID-19, Pandemia de, 2020- - Aspectos econômicos COVID-19, Pandemia de, 2020- - Aspectos Sociais |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_DessanaMelo.pdf | 197,93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.