Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7962
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A percepção de futuro acadêmico e profissional entre alunos plantonistas do programa “Plantão Psicológico”: o olhar sob o viés da fenomenologia-existencial
metadata.dc.creator: Souza, Caio Cesar Martins de
metadata.dc.contributor.advisor1: Castro, Ewerton Helder Bentes de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Paes, Jane da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Rebeca Louise Pevas Lima de
metadata.dc.contributor.referee2: Paes, Jane da Silva
metadata.dc.description.resumo: A formação em Psicologia preconiza, dentre outros fatores, a inserção do discente em projetos e programas de extensão junto a comunidades. O Plantão psicológico em escolas do sistema público de ensino tem sido campo de atuação de discentes de vários cursos de psicologia na cidade de Manaus. Uma das questões presentes nessa vivência na extensão diz respeito ao olhar lançado sobre o ser-si-mesmo do aluno considerando a pluridimensionalidade da experiência. O objetivo deste estudo foi compreender a percepção de futuro acadêmico e profissional entre acadêmicos de cursos de Psicologia de faculdades em Manaus. A pesquisa é no viés qualitativo e utilizou-se o método fenomenológico de pesquisa em Psicologia. O instrumento de pesquisa foi a entrevista fenomenológica que partiu de uma questão norteadora que apresentou desdobramentos. A análise das entrevistas foi realizada através do método fenomenológico-psicológico e submetida ao crivo da hermenêutica heideggeriana. Foram identificadas as seguintes categorias: a) Um olhar sobre minha história na universidade: sensos e dissensos; b) Adentrar o plantão psicológico e des-velando a mim, ao outro, à Psicologia; c) a Clínica dos Três Olhares me possibilita compreender a fenomenalidade da experiência e d) Plantão psicológico e nova visada sobre o futuro profissional: o devir se torna clareira. Depreende-se que atuar no plantão psicológico em escolas do sistema público possibilitou aos participantes redimensionarem seus olhares sobre o próprio caminhar e encontrarem-se como ser-no-mundo sendo de possibilidade.
Abstract: Training in Psychology recommends, among other factors, the insertion of the student in projects and extension programs with communities. Psychological duty in schools in the public education system has been a field of activity for students from various psychology courses in the city of Manaus. One of the issues present in this extension experience concerns the look at the student's being-himself considering the pluridimensionality of the experience. The objective of this study was to understand the perception of academic and professional future among students of Psychology courses at colleges in Manaus. The research is qualitative and the phenomenological research method in Psychology was used. The research instrument was the phenomenological interview that started from a guiding question that presented developments. The analysis of the interviews was carried out using the phenomenological-psychological method and subjected to the scrutiny of Heideggerian hermeneutics. The following categories were identified: a) A look at my history at university: senses and dissent; b) Entering the psychological shift and revealing myself, to the other, to Psychology; c) And the Clínica dos Três Olhares allows me to understand the phenomenality of the experience; d) Psychological shift and new perspective on the professional future: becoming becomes a clearing. It appears that working on psychological duty in public schools enabled participants to resize their views on their own path and find themselves as a being-in-the-world with possibility.
Keywords: Formação em psicologia
Plantão psicológico
Futuro acadêmico e profissional
Método fenomenológico
Hermenêutica heideggeriana
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FAPSI - Faculdade de Psicologia
metadata.dc.publisher.course: Psicologia – Formação de Psicólogo - Bacharelado - Manaus
Citation: SOUZA, Caio Cesar Martins de. A percepção de futuro acadêmico e profissional entre alunos plantonistas do programa “Plantão Psicológico”: o olhar sob o viés da fenomenologia-existencial. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7962
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_CaioSouza.pdf437,71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.