Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7972
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Experimento do uso de jogos didáticos em logística no Novo Ensino Médio de Partintins
metadata.dc.creator: Araújo, Jucymara Soares
metadata.dc.contributor.advisor1: Cardoso, Edna Aniceto de Magalhães
metadata.dc.contributor.referee1: Barreto, William de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Thalita Reis da
metadata.dc.description.resumo: O Novo Ensino Médio – NEM (lei nº 13.415/2017) é um programa de governo federal voltado à educação básica que propõe um novo modelo de matriz curricular às escolas da rede pública e privada nas séries do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. A nova lei já é realidade em muitas escolas brasileiras que precisam se adequar paulatinamente às tendências da nova legislação seguindo um cronograma de implementação programática definido pelo Ministério da Educação (MEC). O NEM tem sido uma novidade na vida escolar de cada aluno, principalmente os que nunca tiveram contato com os conceitos da Administração, considerando que a educação básica se atém ao ensino das disciplinas clássicas à formação do estudante. Portanto, o aprendizado em logística necessita ser diferenciado, pois abrange conceitos de Administração de maneira técnica e científica, sem deixar de despertar o interesse por parte dos estudantes. Nesse contexto, o trabalho problematiza a seguinte questão: Como um experimento com alunos do Novo Ensino Médio pode fomentar a criatividade e a colaboração por meio da criação de jogos didáticos? Possui como objetivo conhecer como a elaboração de jogos didáticos estimulam a criatividade e o trabalho em equipe de estudantes do curso técnico em logística, dentro do novo ensino médio. A realização deste trabalho se justifica pela curiosidade em conhecer a visão dos alunos de logística acerca da ciência administrativa em sua fase inicial de formação, já que a faixa etária dos jovens estudantes do ensino médio é entre 15 a 18 anos. Metodologicamente se enquadra como pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, com a técnica da observação direta, foi utilizada uma câmera fotográfica como recurso para registro das atividades e técnicas de análise de conteúdo. Observou-se que os estudantes demonstraram um engajamento positivo ao colaborar em equipe e ao empregar os recursos financeiros disponíveis para alcançar o objetivo de forma eficaz. Eles conseguiram construir os jogos, aplicando os conhecimentos logísticos adquiridos em sala de aula, respeitando o projeto pedagógico da disciplina. Em muitos casos, os próprios estudantes se tornavam elementos integrantes do jogo, considerados partes indispensáveis para o seu funcionamento integral, contribuindo significativamente para o desenlace da pesquisa.
Abstract: The New Secondary Education – NEM (law no. 13,415/2017) is a federal government program aimed at basic education that proposes a new curricular model for public and private schools in the 1st, 2nd and 3rd years of high school. . The new law is already a reality in many Brazilian schools that need to gradually adapt to the trends of the new legislation, following a programmatic implementation schedule defined by the Ministry of Education (MEC). The NEM has been a novelty in the school life of each student, especially those who have never had contact with the concepts of Administration, considering that basic education is limited to the teaching of classical subjects for the student's training. Therefore, learning in logistics needs to be differentiated, as it covers Administration concepts in a technical and scientific way, while still arousing interest on the part of students. In this context, the work problematizes the following question: How can an experiment with New High School students aiming to encourage creativity and collaboration through the creation of educational games? Its objective is to understand how the development of educational games stimulates the creativity and teamwork of students on the technical course in logistics, within the new high school. Carrying out this work is justified by the curiosity to know the logistics students' view of administrative science in its initial phase of training, since the age range of young high school students is between 15 and 18 years old. Methodologically, it is classified as applied research, with a qualitative approach, with the technique of direct observation, a camera was used as a resource to record activities and content analysis techniques. It was observed that students demonstrated positive engagement when collaborating as a team and using available financial resources to achieve the objective effectively. They managed to build the games, applying the logistical knowledge acquired in the classroom, respecting the pedagogical project of the discipline. In many cases, the students themselves became integral elements of the game, considered indispensable parts for its full functioning, contributing significantly to the outcome of the research.
Keywords: Logística
Jogos Didáticos
Novo Ensino Médio
Curso Técnico
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Administração - Bacharelado - Parintins
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7972
metadata.dc.subject.controlado: .
.
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_JucymaraAraujo.pdfTCC_JucymaraAraujo1,29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.